REVISTA
 

 
 
Editorial
Rebelo Botelho, Maria Antonia, ui&de, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Artigo

Como é que a evidência científica afeta a tomada de decisão?

 

Ser capaz de responder a esta questão é de grande importância para aumentar a compreensão do sentido do conhecimento produzido, a sua acessibilidade e aplicabilidade e para canalizar apropriadamente esforços e recursos na disseminação das descobertas científicas que podem beneficiar a sociedade humana.

Mas para que a disseminação consiga colocar o conhecimento ao alcance daqueles que dele precisam tem de ser suportada por "uma estratégia consciente para encontrar o conhecimento certo para as pessoas certas no momento certo…” (O'Dell e Grayson,1998).

Podemos então afirmar que a orientação do conhecimento para o outro e para as suas necessidades exige transcender o impacto académico da investigação científica e olhar “…para o seu impacto compreensivo (incluindo o impacto cultural e económico) sobre a sociedade humana e o ambiente natural.”  (James Ravenscroft et al, 2017)

A disseminação do conhecimento é um desiderato da Pensar Enfermagem. Neste número da revista encontramos os seguintes artigos:

·         Estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa com o título: “Aspectos que contribuem para o tratamento do adolescente consumidor de crack na rede de atenção psicossocial”

·         Revisão Scoping: A intervenção com a newborn behavioral observations (nbo) no recém-nascido, lactente e sua família: a scoping review

·         Revisão scoping: Intervenção de enfermagem na promoção do sentimento de normalização no quotidiano da criança com uma condição crónica e família: uma revisão scoping

·         Artigo metodológico: Percorrendo labirintos. Reflexão sobre um estudo com Grounded Theory.

 

Referências

O’Dell C, Grayson CJ. (1998). If we only knew what we know: the transfer of internal knowledge. The Free Press: New York

Ravenscroft J, Liakata M, Clare A, Duma D (2017) Measuring scientific impact beyond academia: An assessment of existing impact metrics and proposed improvements. PLoS ONE12(3): e0173152. doi:10.1371/journal.

 

Rebelo Botelho