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Percorrendo labirintos. Reflexão sobre um estudo com Grounded Theory.
Lopes Simões, Ângela Sofia , Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Gonçalves Antunes Sapeta, Ana Paula, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Resumo
Um estudo que utiliza a Grounded Theory (GT) exige ao investigador conhecimento do método e do processo, ao embarcar numa jornada por um labirinto de diferentes desafios teóricos e práticos. Um desses desafios envolve a compreensão dos princípios fundamentais da GT, com a teoria a emergir, profundamente enraizada, nos dados recolhidos. O momento em que os dados começam a encaixar-se e a fazer sentido é muitas vezes descrito como mágico ou como defendia Anselm Strauss “Eureka moment!”.
Este artigo metodológico pretende apresentar não os resultados de um percurso, mas o próprio percurso efetuado, durante a investigação acerca da Promoção e Preservação da Dignidade no contexto de Cuidados em Lares de Idosos, realizada no âmbito do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa. Muitas vezes pautado pela dúvida, inquietação e desassossego, mas também pela surpresa e entusiasmo. Reflete a jornada pelos labirintos da construção de congruência entre epistemologia, ontologia, paradigma, metodologia, contexto, recolha e análise dos dados.
Palavras-Chave
Investigação; Paradigma interpretativo; Grounded Theory.
Abstract
A study using Grounded Theory (GT) requires the researcher to know the method and the process as he embarks on a journey through a maze of different theoretical and practical challenges. One of these challenges involves understanding the fundamental principles of the GT which argues that theory emerges from data collected during data analysis and is deeply grounded in them. The moment the data begin to fit in and make sense is often described as magical or as advocated by Anselm Strauss “Eureka moment!”.
This methodological article intends to present not the results of a course, but the course itself carried out during the research on the Promotion and Preservation of Dignity in the context of care in Nursing Homes, carried out in the scope of the PhD in Nursing of the University of Lisbon, often rouled by doubt, concern and restlessness, but also by surprise and enthusiasm. Reflects the journey through the labyrinths of epistemology, ontology, paradigm, methodology, context, data collection and analysis pending the emergence of theory.
KeyWords
Research; Interpretive paradigm; Grounded Theory