REVISTA
 

 
 
Editorial
Número: 1, Volume: 15
1º Semestre de 2011

Investigação em Enfermagem: A importância da partilha do conhecimento

Hoje, é claro e inquestionável que a investigação em enfermagem é o garante da qualidade dos cuidados e o pilar fundamental para o desenvolvimento da disciplina.

O propósito da investigação é produzir conhecimento, mas para que este possa ser motor de inovação e desenvolvimento das práticas é necessário “coloca-lo” ao dispor dos profissionais.

É com este desiderato que publicamos neste número:

• Artigos de investigação em que as práticas quotidianas dos enfermeiros e as barreiras à utilização da investigação se constituem como tópicos de pesquisa (Os Cuidados Paliativos no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários: as Intervenções dos Enfermeiros; Validação para a língua Portuguesa da Escala de Funck et al “Barreiras à utilização da investigação”);

• Artigos de revisão sistemática da literatura (RSL) que mostram a procura sistematizada de evidência, para responder a uma pergunta de pesquisa, através da realização de uma análise compreensiva, objectiva e transparente de investigação já realizada e publicada. (O uso das narrativas como fonte de conhecimento em Enfermagem; Autonomia Pessoal e Cuidados de Enfermagem).

Uma nota final: A Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem (ui&de) comemora este ano o seu 10ºAniversário. Convidamos todos os leitores a inscreverem-se no Programa Científico que estará brevemente disponível no portal ui&de

A revista PENSAR ENFERMAGEM continua aberta a todos os queiram enviar artigos científicos.



Artigos
Volume 15 Número 1, 2011
Capa


Rebelo Botelho, Maria Antónia
Editorial


Carvalho, Sandra; Rebelo Botelho, Maria Antónia
Os Cuidados Paliativos no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários: As intervenções dos enfermeiros*


Vilelas, José; Lima Basto, Marta
Validação para a Língua Portuguesa da Escala de Funck et. al., “Barreiras à Utilização da Investigação”


Veiga, João
Autonomia Pessoal e Cuidados de Enfermagem: Uma revisão da literatura empírica e teórica


Ordaz, Olga
O Uso das Narrativas como Fonte de Conhecimento em Enfermagem