REVISTA
 

 
 
Editorial
Número: 1, Volume: 16
1º Semestre de 2012

Descoberta e Disseminação do conhecimento

Os artigos selecionados para este número da Pensar Enfermagem ilustram um caminho de descoberta e disseminação do conhecimento em Enfermagem onde encontramos:

v A Formação Pós-Graduada em Enfermagem

“Qual o Objecto de Estudo das Teses de Doutoramento em Enfermagem das Universidades Portuguesas? Uma Análise dos Resumos” - mostra como descoberta e disseminação do conhecimento estão intimamente ligadas aos programas de doutoramento em enfermagem. A autora dá visibilidade ao caminho percorrido, desde 2004, e identifica alguns indicadores de qualidade dos 3 programas de doutoramento em Enfermagem das Universidades portuguesas.

v A realidade da prática clínica desocultada pela investigação.

“Vivências dos enfermeiros ao cuidar do doente crítico durante o transporte marítimo” - estudo de natureza qualitativa e abordagem fenomenológica que pretendeu analisar as vivências dos enfermeiros, da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, ao cuidar do doente crítico, durante o transporte marítimo.

“Ser Cuidador Familiar: A Percepção do Exercício do Papel” - conhecer a percepção do cuidador familiar acerca do exercício do papel de prestador de cuidados foi o objectivo deste estudo

“Efeitos da massagem no stress do recém-nascido pré-termo” - estudo experimental sobre os efeitos de uma intervenção de enfermagem nos níveis de stress dos recém-nascidos prematuros saudáveis internados em unidades de cuidados intermédios neonatais.

v Uma Teoria de enfermagem

“Parse’s Humanbecoming School of Thougt”- apresenta uma teoria de enfermagem que se afirma como uma proposta de ruptura relativamente à conceptualização tradicional do papel do enfermeiro. A autonomia do paciente emerge como um valor absoluto. A autora defende que o paciente deve ser incondicionalmente livre de definir o que é para si próprio saúde. A ênfase dos profissionais deve ser colocada nas escolhas e não nas capacidades.

Acabo este editorial com um agradecimento a todos os que estiveram presentes no encontro comemorativo do 10º aniversário da ui&de . Nessa data publicámos um número especial em papel da revista Pensar Enfermagem que está disponível na unidade de investigação.

Maria Antónia Rebelo Botelho

29/Junho/2011



Artigos
Rebelo Botelho, Maria Antónia
Editorial


Lima Basto, Marta
Qual o Objecto de Estudo das Teses de Doutoramento em Enfermagem das Universidades Portuguesas? Uma Análise dos Resumos


Rodrigues, Lisete; Martins, José Carlos
Vivências dos Enfermeiros ao Cuidar do Doente Crítico Durante o Transporte Marítimo


Isabel, Ferraz Pereira; Paiva e Silva, Abel
Ser Cuidador Familiar: A Perceção do Exercício do Papel


Freitas, Otília; Barbieri de Figueiredo, Maria do Céu
Stress e Massagem Neonatal: Efeitos da massagem no stress do recém-nascido pré-termo


Parse, Rosemarie
A Escola de Pensamento “Humanbecoming” de Parse