REVISTA
 

 
 
Editorial
Número: 1, Volume: 25
2º Semestre de 2021

Vivemos o início de mais um ano académico, de novos cursos, novos projetos, novos desafios! E o início de um novo ciclo é sempre um período de reflexões e expectativas.

O Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), iniciou as suas atividades em março de 2021. E com a nova unidade de investigação da ESEL terá também início uma nova etapa para a Revista Pensar Enfermagem.

A Revista Pensar Enfermagem que foi fundada pela Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende em 1997, ao completar 24 anos de existência, vai iniciar um novo ciclo.

Ao refletir sobre esta nova etapa da Revista, destacou-se um artigo recente sobre a importância do pensamento crítico na formação, na prática e na investigação em Enfermagem1.

A Revista Pensar Enfermagem vai iniciar uma nova etapa, com nova imagem, direção, equipa editorial e, certamente, outras mudanças, mas com o mesmo espírito aberto e acolhedor da investigação científica em enfermagem, nas suas mais variadas linhas de desenvolvimento e abordagens metodológicas. É com este espírito, experiência e reconhecimento acumulados durantes 24 anos de existência que daremos continuidade a este tão acarinhado meio de partilha científica.

Queremos continuar a fazer parte da vida daqueles que contribuíram para chegarmos até aqui e despertar o interesse de novos autores e leitores, que partilham o interesse na compreensão e no desenvolvimento da Enfermagem.

Juntos continuaremos a Pensar a Enfermagem.

Falcó-Pegueroles A, Rodríguez-Martín D, Ramos-Pozón S, Zuriguel-Pérez E. Critical thinking in nursing clinical practice, education and research: From attitudes to virtue. Nurs Philos. 2021;22(1):1-7. doi:10.1111/nup.12332

Andreia Costa

Outubro 2021



Artigos
Costa, Andreia
Editorial


Moreira Rodrigues, Maria de Fátima
Aprender a cuidar de famílias na transição para elaborar lutos e perdas


Ribeiro, Diliana; Melo, Ana; Choupina, Ana Rita; Pinto, Michele; Figueiredo, Maria Henriqueta
Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar na prática clínica de uma família na transição para a parentalidade: estudo de caso


Moreira Rodrigues, Maria de Fátima ; Varandas Furtado, Ana Sofia
Cuidar de uma família trigeracional


Ferreira, Maria Manuela; Oliveira, Ana Maria; Coelho, Lotário; Cotrim, Hortense; Guedes, Virginia; Figueiredo, Maria Henriqueta
Ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do ensino primário.