Factors influencing the development of self-management on adolescents with Diabetes Type 1: a scoping review
Published 2018-06-11
Keywords
- adolescent,
- young adult,
- self-management,
- self-care,
- type 1 diabetes
How to Cite

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Abstract
Background: O número de novos casos de Diabetes tipo 1 (DM1) em crianças e adolescentes em Portugal foi de 303 no ano de 2014, e os números a nível mundial no ano de 2013 ascendem a mais de 79000 novos casos. A incidência desta doen crónica está a
aumentar e o desenvolvimento médico e tecnológico dos últimos anos tem contribuido para a sobrevivência e o bem-estar dos indivíduos. As intervenções de saúde dirigidas aos adolescentes com DM1 pretendem motivar e facilitar a transição da gestão da DM1 dos cuidadores para o próprio adolescente, considerando as especificidades próprias desta população jovem. O cuidador tem um papel fundamental nesta transição, já que o seu controlo e suporte não podem ser abruptamente retirados no início da adolescência, mas evoluir suavemente para uma orientação respeitadora da autonomia da emergência da pessoa jovem. A DM1 tem sido um assunto largamente estudado e as intervenções dirigidas para o período da adolescência são um dos focos de estidos recentes.
Methodology: Esta revisão scoping utilizou as orientações do Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manua (2015). A pesquisa inicial, incluindo o JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports e as bases de dados da saúde CINAHL e MEDLINE, revelaram não haver registo de revisões scoping ou sistemáticas, publicadas ou em desenvolvimento, sobre este assunto. O objetivo desta revisão é identificar e mapear o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento da autogestão da DM1 em adolescentes, considerando as perspetivas quer dos adolescentes (10-18 anos) quer dos seus pais/cuidadores. Inclui ainda as perspetivas dos profissionais de saúde e de jovens adultos (18 - 25 anos) sempre que estes foram considerados peridos nesta condição crónica.
Results: Encontraram-se seis categorias principais que podem ser facilitadoras ou colocar barreiras ao processo de desenvolvimento da autogestão da DM1 em adolescentes: Self; Família; Escola; Pares; Cuidados de saúde; e Evolução da DM1. Foram identificadas
intervenções que podem ser adoptadas pelos profissionais de saúde para ultrapassar os desafios colocados à autogestão. É necessária a realização de mais estudos de investigação nesta área e o método de focus groups é recomendado para a colheita de dados sobre esta temática em adolescentes, prestadores de cuidados e jovens adultos.