Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O artigo submetido é original e não foi submetido à publicação em qualquer outra revista, em parte ou na sua totalidade. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O artigo submetido cumpre as normas da revista de acordo com os critérios de autoria abaixo descritos.

Instruções para Autores

 

Orientações para publicação na Revista Pensar Enfermagem

Recomenda-se a leitura destas orientações, bem como das orientações específicas para cada tipo de artigo.

Critérios de Autoria

A Revista Pensar Enfermagem recomenda que, na perspetiva de atribuição de responsabilidade, atribuição de crédito ao trabalho intelectual e, para assegurar transparência, os autores sigam as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), que determina que os créditos de autoria de um artigo devem ser baseados cumulativamente nos seguintes critérios:

  1. Ter um contributo significativo para a conceção do estudo, recolha ou análise e interpretação de dados. 
  2. Escrever a proposta de artigo ou realizar a revisão com um contributo intelectual importante. 
  3. Aprovar a versão final a ser publicada.  
  4. Responsabilizar-se por todos os aspetos do trabalho, garantindo que questões relacionadas com a precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas. 

Os autores têm que cumprir todos os critérios. Todas as pessoas que tenham feito um contributo, mas que, não cumpram os 4 critérios devem ser reconhecidos, ocorrendo normalmente por contributo para aquisição de grau académico, por afiliação empresarial ou por alguma contribuição específica. 

A revista aceita artigos até um máximo de 7 autores. Cabendo ao autor que submete o trabalho, apresentar ao Editor-Chefe, a necessidade e justificação de incluir mais autores.  Se se tratar de um artigo de revisão deve ter no mínimo dois autores.

Conflito de interesses

A confiança pública no processo científico e a credibilidade dos artigos publicados dependem da transparência das relações e atividades dos autores direta ou indicamente relacionadas com o trabalho, durante o planeamento, implementação, redação, revisão por pares, edição e publicação de trabalho científico. Os autores devem deixar explícito no artigo que perante a existência de conflitos de interesses, estes são tornados públicos no artigo. Devem ser seguidas as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Preencher e enviar o formulário disponibilizado - Declaração de conflito de interesses (ICMJE Form for Disclosure of Potential Conflicts of Interest), disponível em http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/.

Estrutura

  • O artigo deve ser submetido com uma página de título separada do documento principal. 
  • O artigo não deve exceder o número estipulado de palavras. Para artigos originais/revisão/teóricos não deve exceder 6000 palavras (excluindo resumo, figuras, tabelas/quadros e referências bibliográficas).
  • Os artigos devem ser submetidos em letra Garamond tamanho 12, com todas as margens formatadas a 2,5 cm. Texto formatado em coluna única, justificado, com linhas de página numeradas e paginação. 
  • Número de tabelas/figuras (máximo 6).
  • Figuras em ficheiro separado, em formato PNG.
  • Material suplementar de acesso aos dados, relevantes para a compreensão do estudo, pode ser submetido ou fornecido acesso à sua consulta.

A Revista segue as normas de Vancouver. Na redação em Português, consideram-se as regras do novo acordo ortográfico. 

A revista tem critérios de análise crítica, específicos para diferentes categorias de artigos (Artigos originais; Revisões de Literatura; Teóricos/Ensaios/Recensões críticas/Relatos de Experiência). Recomenda-se o uso das orientações específicas da EQUATOR NETWORK para os diferentes tipos de estudo.

Referências

Os autores devem fornecer referências diretas a fontes originais de pesquisa, sempre que possível e não devem citar artigos de revistas predatórias ou pseudo-revistas (consultar  https://beallslist.net/). 

Os artigos publicados devem fazer referência aos identificadores únicos (DOI). 

As referências devem ser preparadas de acordo com a norma de Vancouver e devem aparecer no final do texto de seu artigo, listadas numericamente na ordem em que foram citadas no texto. Recomenda-se a utilização de um software de gestão de referências, como por exemplo Mendeley.

No texto deve ser seguida a formatação de número sobrescrito, conforme exemplo: 

  • Quando se parafraseia o autor:

…tal como o autor refere aos tempos mais difíceis seguem-se outros de maior tranquilidade.1 

  • Quando se cita o autor diretamente:

…como o autor refere “Depois da tempestade vem a bonança”. 1(p23)

  • O nome do autor também pode estar incluído no texto - Benner 1 afirma que... 

Manual de Referências

https://guides.lib.monash.edu/citing-referencing/vancouver

baseado em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/  

ou PDF https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/pdf/Bookshelf_NBK7256.pdf

Os artigos devem ser referenciados na versão em que são consultados, impresso ou digital, obedecendo a citação específica conforme exemplos. 

Exemplos: 

Artigo online

Silva C, Galinha de Sá F, Potra T, Perdigão A. Cross-sectional study of healthcare accessibility in rural regions among patients with acute myocardial infarction. Int Emerg Nurs [Internet]. 2022 Jan; 60:101112. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021

Artigo online mais de 6 autores

Costa A, Sousa CJ, Seabra PRC, Virgolino A, Santos O, Lopes J, et al. Effectiveness of Social Prescribing Programs in the Primary Health-Care Context: A Systematic Literature Review. Sustainability [Internet] 2021; 13(5):2731. Available from: http://dx.doi.org/10.3390/su13052731 

Livro impresso 

Pereira P. Frutos do Amor: dinâmicas conjugais na parentalidade inaugural (quando dois passam a três). Lisboa: Coisa de Ler; 2009.

Capítulo de livro impresso

Henriques HR, Menoita E, Brás C, Sousa D. Capítulo 22: Prevenção e tratamento de úlceras por pressão. In: Henriques E. O cuidado centrado no cliente - da apreciação à intervenção de enfermagem. Loures: Sabooks Lusodidacta; 2021. p.307-335.

Livro online

Collins SR, Kriss JL, Davis K, Doty MM, Holmgren AL. Squeezed: why rising exposure to health care costs threatens the health and financial well-being of American families [Internet]. New York: Commonwealth Fund; 2006 Sep [cited 2006 Nov 2]. 34 p. Available from: http://www.cmwf.org/usr_doc/Collins_squeezedrisinghltcarecosts_953.pdf 

Capítulo de livro online

Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet]. Version 4.2.6. Chichester (UK): John Wiley & Sons, Ltd.; 2006 [updated 2006 Sep]. Chapter 3, Guide to the contents of a protocol and review; [cited 2006 Nov 17]; p. 37-57. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf

Documentos de Entidades

Portugal. Ministério da Saúde. Informação no 009/2020 - COVID-19: Fase de Mitigação Uso de Máscaras na Comunidade [Internet]. Direção-Geral da Saúde (DGS), editor. 2020 [cited 2022 Apr 22]. Available from: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-einformacoes/informacoes/informacao-n-0092020-de13042020-pdf.aspx

Lei n. ̊ 49/95 de 30 de Agosto, https://dre.pt/application/conteudo/547979

Decreto-Lei n. ̊ 1/2020 de 9 de janeiro, https://dre.pt/application/conteudo/127899795  

Lei n. ̊ 23/2006 de 23 de junho, art. 16, no. 4, https://dre.pt/application/conteudo/359360, alterado pela 

Lei n. ̊ 57/2019 de 7 de agosto, https://dre .pt/application/conteudo/123770987

Dissertações de teses

Pereira P. O amor na relação terapêutica em enfermagem : experiência vivida do enfermeiro de saúde mental [dissertation on the internet]. Lisboa (Portugal): Universidade de Lisboa; 2015 [cited 2022 Jan 12]. 206 p. Available from:  http://hdl.handle.net/10451/20503

Capítulos de teses

Henriques HR. Experiência do autocuidado e identidade pessoal: um estudo fenomenológico com pessoas idosas que vivem com doença pulmonar obstrutiva crónica [dissertation on the internet]. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde; 2015. Capítulo 2:  Percurso Metodológico; p. 37-58. Available from: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/18573 

Mais exemplos em: 

https://guides.lib.monash.edu/ld.php?content_id=48260115

 

Tabelas

As tabelas fornecem informações com detalhe e precisão. Devem ser fornecidas em formato editável, não coladas como imagens (podem ser inseridas no artigo ou em ficheiro à parte).

Todas as abreviaturas e símbolos devem ser explicitadas em notas de rodapé. Os símbolos *, **, *** devem ser reservados para valores p. Medidas estatísticas como desvio padrão (DP) devem ser identificadas nos cabeçalhos.

Se uma tabela foi publicada anteriormente, é da responsabilidade do autor reconhecer a fonte original e enviar a permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para reproduzi-la.

O título da tabela e a sua numeração (que deve ser árabe e sequencial pela ordem que aparece no texto) devem ser colocados antes da tabela. A legenda e a fonte devem aparecer abaixo da tabela.

O texto das tabelas deve ser estilo Garamond, tamanho 10.

 

Figuras

Ampla variedade de formatos, tamanhos e resoluções são aceites, contudo os autores devem enviar as figuras na mais alta qualidade possível (formato PNG). As figuras devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que foram citadas no texto. 

Se uma figura foi publicada anteriormente, é da responsabilidade do autor reconhecer a fonte original e enviar a permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para reproduzi-la. A permissão é necessária independentemente da autoria ou editora, exceto para documentos de domínio público. 

O título da figura e a sua numeração (que deve ser árabe e sequencial pela ordem que aparece no texto) devem ser colocados por baixo da figura em numeração árabe.

A legenda e a fonte devem aparecer por baixo da figura.

 

Abreviaturas e Siglas

Use apenas abreviaturas e siglas padrão. Devem ser evitadas no título ou resumo do manuscrito. A abreviatura / sigla deve ser explicitada por extenso na primeira menção, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses, a menos que seja uma unidade de medida padrão. 

 

Submissão

Previamente à submissão, os autores devem ter em atenção as normas da Revista e preencher a lista de verificação para os diferentes tipos de artigos. 

Documentos a submeter:

  • Página de título 
  • Artigo em formato editável (word)
  • Figuras (PNG) (não incluídas no artigo)
  • Lista de verificação - consoante o tipo de artigo 
  • Comprovativo da autorização de uma comissão de ética (se aplicável)
  • Declaração de conflito de interesses disponível em: http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/

Procedimento para revisão double blind: não inclua no artigo informações que identifiquem o/ os autor/es, agradecimentos ou menção a conflito de interesses. Serão introduzidos no artigo depois de aceite para publicação. 

Na submissão será pedido que declare: 

  • A originalidade do artigo submetido;
  • A não submissão/publicação a qualquer outra revista, capítulo de livro, entre outros; 
  • A responsabilidade dos autores pelo trabalho submetido;
  • A cedência de direitos de autor para a revista;
  • A existência de autorização institucional onde se realizou o estudo (se aplicável).

A revista aceita submissões de artigos em português e/ou em inglês. A revista publica todos os artigos em português e inglês. 

 

Informações sobre custos para publicação

A submissão ou publicação não estão sujeitas a pagamento. Haverá lugar a pagamento da tradução/revisão linguística do artigo, caso este seja aceite.

Após a aceitação do artigo, os autores devem contactar os tradutores indicados pela Revista Pensar Enfermagem, sendo o pagamento da tradução da sua responsabilidade. Deve ser enviada a declaração comprovativa da tradução realizada.

 

Orientações para a página de título

- A página de título deve ser submetida separadamente do artigo, e deve incluir:

- Título do artigo: O título deve refletir o conteúdo do artigo. Nalgumas situações deve ter referência ao desenho do estudo, como exemplo, ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises. Deve conter no máximo 17 palavras. Se incluírem um subtítulo, o seu conjunto não deve ultrapassar as 21 palavras.

- Informações de todos os autores: Nome utilizado em publicações científicas; Grau académico mais elevado; Afiliações - Instituição(ões) onde trabalha e/ou Centro de Investigação a que pertence (máximo 3); Identificação ORCID.

- Indicação do contributo de cada autor com a designação das siglas de cada um, referente a: Conceção e desenho do estudo; Recolha de dados; Análise e interpretação dos dados; Análise estatística; Obtenção de financiamento; Redação do manuscrito; Revisão crítica do manuscrito. 

- Autor correspondente: Nome completo; endereço eletrónico, morada institucional e número de telefone.

- Declaração de responsabilidades: Declaração do autor correspondente, assumindo que as opiniões expressas no artigo submetido são da exclusiva responsabilidade dos autores.

- Declaração de originalidade do artigo submetido.

- Declaração da não submissão/publicação a qualquer outra revista, capítulo de livro, entre outros.

- Declaração da cedência de direitos de autor para a revista.

- Declaração da existência de autorização institucional onde se realizou o  estudo (se aplicável).

- Declaração de que o conteúdo do artigo submetido é da exclusiva responsabilidade de todos os autores que aprovaram a versão final a ser submetida à revista.

- Indicação do número total de palavras do artigo, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.

- Indicação do número de tabelas.

- Indicação do número total de figuras.

Os autores devem introduzir apenas na página de título o seguinte:

- Declaração de conflito de interesses, com base no descrito em http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/. Se o autor não tiver nenhum conflito de interesse, a seguinte declaração deverá ser incluída: “Nenhum conflito de interesse foi declarado pelo (s) autor (es).” 

- Fontes de apoio / financiamento. Se for inexistente, declarar que o estudo não foi objeto de financiamento.

- Agradecimentos (institucionais ou não-autores que deram contributos para a construção do manuscrito).

Consulte o Formulário para a página de título.

 

Tipo de artigos aceites 

Artigos originais - investigação primária como por exemplo, estudos descritivos, observacionais, experimentais e de investigação histórica (entre outros). Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão.

Orientações Específicas Artigo Original Quantitativo

Orientações Específicas Artigo Original Qualitativo

Artigos de Revisão da literatura sistemáticas, integrativas, scoping e rapid review. Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método,Resultados, Interpretação dos Resultados e Conclusão.

Nota: Não são aceites revisões narrativas /exploratórias da literatura.

Orientações Específicas Artigo Revisão

Artigos Teóricos que podem abranger trabalhos de discussão crítica de conteúdo teórico disciplinar existente, metodológico ou ensaios, tais como, reflexões, relatos de experiência e recensões críticas. Os relatos de experiência devem ser relevantes para praxis de enfermagem - divulgação de boas práticas, como projetos de intervenção, estudos de caso, casos clínicos, experiências profissionais/académicas. A recensão crítica é um texto crítico de apreciação de obra escrita, livro ou ensaio, sendo elaborada por perito na área. Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método (se aplicável), Desenvolvimento e Conclusão. 

Orientações Específicas Artigos Teóricos

As Cartas ao editor serão elaboradas com base na opinião individual e fundamentada, comentando artigos publicados na revista ou temas da atualidade, a título proponente ou a convite, com carta dirigida ao Conselho Editorial. As cartas ao editor têm como objetivo fomentar o debate sobre a temática.

O autor deve dar atenção a todos os itens e validá-los na respetiva lista de verificação, a submeter junto com o artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.