Vol. 23 N.º 2 (2019): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Promoção do sono seguro no recém-nascido pré-termo em unidades de neonatologia

Joana Isabel Cordeiro e Carvalho
Enfermeira, Licenciada, Unidade Neonatologia Hospital de Santa Maria.
Ana Filipa Caeiro Batista
Enfermeira, Licenciada, Unidade Neonatologia Hospital de Santa Maria.
Joana Filipa Vaz
Enfermeira, Licenciada, Unidade Neonatologia Hospital Beatriz Ângelo.
Ana Raquel Rodrigues dos Santos
Enfermeira, Licenciada, Unidade Neonatologia Hospital de Santa Maria.

Publicado 30-01-2020

Palavras-chave

  • enfermagem,
  • UCIN,
  • recém-nascido pré-termo,
  • neurodesenvolvimento,
  • sono

Como Citar

Cordeiro e Carvalho, J. I., Caeiro Batista, A. F., Vaz, J. F., & Rodrigues dos Santos, A. R. (2020). Promoção do sono seguro no recém-nascido pré-termo em unidades de neonatologia. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 23(2), 57–63. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/163

Resumo

Introdução e Objetivos: As Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) são fundamentais à sobrevivência do recém-nascido pré-termo, embora proporcionem um espaço diferente do útero materno. Como linha orientadora das práticas foi desenvolvido o Modelo de Cuidados Centrados no Desenvolvimento, que inclui sete medidas neuroprotetoras, entre as quais a “promoção do sono seguro”, foco do presente trabalho. Neste sentido, o objetivo desta Revisão Narrativa da Literatura foi descortinar a evidência
científica de suporte às práticas de cuidados em neonatologia na promoção do sono seguro e refletir sobre estas práticas em duas unidades de neonatologia. Metodologia: Revisão narrativa da literatura com recurso à MEDLINE, CINAHL, literatura cinzenta, com os Descritores: NICU, preterm infant, neurodevelopment, sleep, neonatology, nursing. Resultados: Os achados da evidência científica (28 artigos sobre o sono) permitiram uma reflexão sobre as práticas de cuidados para a promoção do sono seguro que envolveu a discussão entre estudantes e profissionais de saúde e a elaboração e realização de sessões de educação para a saúde. A evidência
mostra a importância de se desenvolverem Programas de Educação para o Sono Seguro com intervenção no Hospital e em Casa, capacitando os pais para os cuidados durante o internamento, visando a preparação para a alta. Conclusão: A reflexão sobre as práticas permitiu-nos concluir que nas duas unidades se promove o conforto do recém-nascido pré-termo e a vinculação com os pais, visando o sono seguro. Muito trabalho tem sido desenvolvido nas unidades de neonatologia neste sentido, mas ainda há um longo caminho a percorrer, o qual exige mais investigação nesta área importante para o neurodesenvolvimento. 

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