Vol. 25 N.º 1 (2021): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do ensino primário

Maria manuela Ferreira
RN, MSc, PhD, Professora adjunta, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Ana Maria Oliveira
Médica de Saúde Pública, Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga
Lotário Coelho
Técnico de Saúde Ambiental, Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga
Hortense Cotrim
RN, MSc, PhD, Professora Coordenadora, , Escola Superior de Saúde Atlântica, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Virgínia Guedes
RN, MSc, Enfermeira especialista, Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I Baixo Tâmega, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
Maria Henriqueta Figueiredo
RN, MSc, PhD, Professora coordenadora, Escola Superior de Enfermagem do Porto, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

Publicado 20-10-2021

Palavras-chave

  • Avaliação familiar,
  • Serviços de Saúde Escolar,
  • Segurança de produtos ao Consumidor,
  • alimentos,
  • lanches

Como Citar

Ferreira, M. manuela, Oliveira, A. M., Coelho, L., Cotrim, H., Guedes, V., & Figueiredo, M. H. (2021). Ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do ensino primário. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 25(1), 41–55. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/180

Resumo

A idade escolar representa uma janela de oportunidade para se adquirirem hábitos alimentares saudáveis. A escola é uma instituição fundamental na formação destes hábitos, nomeadamente os lanches escolares, na medida em que proporciona uma aprendizagem formal colaborativa com a família. Pretendeu-se caracterizar a qualidade alimentar dos lanches escolares das
crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus determinantes individuais e sociais de saúde; avaliar os ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, sensíveis ao projeto “Lanches saudáveis”. Estudo quantitativo, quase-experimental sem grupo de controlo. Participaram no estudo 753 crianças do 1º CEB de um Concelho da Região Centro de Portugal no ano letivo 2018/2019 (amostra de base populacional). A intervenção consistiu na realização de sessões de educação para a saúde e ensinos adaptados a cada criança, no início do projeto e aquando da avaliação cega dos lanches escolares. Os registos da qualidade alimentar dos lanches foram feitos, através de grelha criada para o efeito, pelos professores após treinamento dos critérios de classificação dos lanches. A avaliação foi cega realizada durante 5 semanas do 2º e 3º período. Ao longo do desenvolvimento do projeto verificou-se uma melhoria continua e gradual da qualidade alimentar dos lanches escolares por parte dos participantes. As meninas apresentaram melhor qualidade alimentar dos lanches escolares que os meninos. A intervenção realizada foi eficaz na melhoria da qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças com resultados estatísticos altamente significativos. O projeto de promoção da alimentação saudável traduziu-se na melhoria da qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças. Os resultados sugerem a necessidade ampliar a implementação do projeto a outras crianças numa perspetiva de saúde em todas as políticas e de um trabalho colaborativo para promover o exercício da parentalidade e a saúde das crianças.

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