Vol. 25 N.º 2 (2021): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Publicações sobre medicamentos psicotrópicos em blogs pessoais

Bruna Paiva do Carmo Mercedes
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Gabriela Donato
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Aline Lima Coscrato
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Kelly Graziani Giacchero Vedana
Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Adriana Inocenti Miasso
Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publicado 20-04-2022

Palavras-chave

  • Psicotrópicos,
  • Blog,
  • Transtornos mentais,
  • Comportamento autodestrutivo,
  • Apoio social

Como Citar

Paiva do Carmo Mercedes, B., Donato, G., Lima Coscrato, A., Giacchero Vedana, K. G., & Inocenti Miasso, A. (2022). Publicações sobre medicamentos psicotrópicos em blogs pessoais. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 25(2), 53–64. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/185

Resumo

Introdução: Os blogs constituem um espaço importante para a expressão de sentimentos, experiências e opiniões, dessa forma, tornou-se relevante investigar o que tem sido publicado relacionado com medicamentos psicotrópicos. 

Objetivo: Analisar as publicações relacionadas com os medicamentos psicotrópicos em blogs, em língua portuguesa.

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Foi escolhida como fonte para colheita de dados uma plataforma de blogs, intitulada TUMBLR. Foram elegíveis para o estudo todas as publicações em língua portuguesa, classificadas como “mais populares”, do tipo “texto” ou “citação” identificáveis por meio das palavras “Antidepressivos”; “Ansiolíticos” e “Antipsicóticos” utilizando o ícone de busca do próprio site.

Resultados: Os principais temas abordados nas publicações e que foram incluídas neste estudo são: “Perceções negativas sobre os psicotrópicos’’; “Perceções positivas dos psicotrópicos e redes de apoio”; “Impactos do adoecer mental e do uso de psicotrópicos” e “Comportamento destrutivo e os psicotrópicos”.

Conclusões: As perceções negativas sobre os psicotrópicos foi o tema de maior destaque, seguido das perceções positivas que alguns sujeitos atribuem a esses medicamentos. Destaca-se a relevância das redes de apoio no enfrentamento do processo de adoecer e sofrimento mental, sendo o Tumblr mencionado como rede de apoio. Salientaram alguns comportamentos destrutivos e de ideação suicida que poderiam ou não estar relacionados com o uso dos psicotrópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.