Vol. 13 N.º 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

A observação participante enquanto técnica de investigação

Maria da Conceição Batista Correia
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja

Publicado 31-12-2009

Palavras-chave

  • Observação participante,
  • investigação qualitativa

Como Citar

Batista Correia, M. da C. . (2009). A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 13(2), 30–36. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/32

Resumo

Na Observação participante, enquanto técnica utilizado em investigação, há que realçar que os seus objectivos vão muito além da pormenorizada descrição dos componentes de uma situação, permitindo a identificação do sentido, a orientação e a dinâmica de cada momento (Spradley, 1980).

Com este artigo, pretendemos elaborar uma reflexão sustentada na informação recolhida na obra de diversos autores, que se têm questionado sobre a utilização de observação participante em investigação, com larga aplicação nos estudos de natureza qualitativa e nestes, particularmente nos etnográficos.

Procuramos igualmente dar a conhecer alguns aspectos, resultantes da nossa experiência com a utilização deste método, dado que se constituiu como meio fundamental na colheita de dados, para o estudo que estamos a desenvolver. Consideramos que a experiência adquirida com a utilização da observação participante e a partilha de questões e das reflexões resultantes da sua aplicação, poderão constituir pontos de interesse, para outros utilizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.