Vol. 15 N.º 2 (2011): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Salvar a pessoa: contributos para a competência cultural dos enfermeiros nos processos de doença*

Pedro Pereira
Escola Superior de Saúde−IPVC

Publicado 31-12-2011

Palavras-chave

  • cultura,
  • cuidados de saúde,
  • doença,
  • aflição,
  • sofrimento

Como Citar

Pereira, P. (2011). Salvar a pessoa: contributos para a competência cultural dos enfermeiros nos processos de doença*. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 15(2), 14–25. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/56

Resumo

O presente texto situa-se na paisagem abrangente, complexa e diversificada dos cuidados de saúde e será orientada por uma perspectiva antropológica. O objetivo principal deste artigo é propor alguns subsídios que possam concorrer para a competência cultural dos profissionais de saúde, principalmente dos enfermeiros, nas suas relações de proximidade com as pessoas com as quais interagem em situações de prestação de cuidados de saúde.

 

* O presente artigo tem como ponto de partida a comunicação realizada nas Jornadas do Programa do Doutoramento em Enfermagem − “COMPLEXIDADE DA SAÚDE HUMANA: Respostas da Investigação em Enfermagem”, organizadas pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa − Universidade de Lisboa, nos dias 19 e 20 de Maio de 2011, concretamente na Mesa: “Sofrimento e Espiritualidade nos cuidados de Saúde”. Agradeço à Professora Doutora Elizabeth Challinor as apreciações que fez sobre o texto. Agradeço, igualmente, aos revisores científicos, anónimos, da Pensar Enfermagem, os contributos feitos para a versão final deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.