Orientações Artigos Originais Qualitativos

Estrutura e recomendações de artigo com abordagem qualitativa

Não inclua nenhuma informação de identificação do/s autor/es no manuscrito. Não inclua agradecimentos até que o artigo seja aceite.

- Título

Em Português e Inglês

Deve constituir-se numa descrição concisa da natureza e tópico do estudo, podendo identificar a abordagem utilizada (p.e. etnografia, grounded theory, fenomenologia, historiografia, etc.).

- Resumo  

Sumariza os elementos-chave do estudo, de modo estruturado: Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusão. Com o limite máximo de 300 palavras.

O resumo deve fornecer o contexto ou base para o estudo e deve declarar o objetivo do estudo, procedimentos metodológicos básicos, principais resultados e principais conclusões. Não devem incluir referências bibliográficas ou citações de participantes/documentos.

- Palavras-chave 

Com um mínimo de 4 e máximo de 6, maioritariamente validados nos browsers de termos de indexação Mesh e DeCs.

- Introdução

Deve fornecer a descrição do fenómeno/problema em estudo, rever a teoria relevante e o trabalho empírico. Usar, preferencialmente, fontes primárias e dos últimos 5 anos. O problema em estudo deve ser claramente definido e revelar uma atitude de questionamento heurístico, quando aplicável. Deve incluir de forma narrativa o objetivo da pesquisa ou questão de investigação/hipóteses. Devem ser citadas unicamente referências fundamentais e não devem ser incluídos dados ou conclusões do trabalho relatado.

 - Método

O princípio orientador da secção do Método deve ser a clareza sobre como e a razão pela qual um estudo foi realizado de uma determinada maneira, de tal forma que permita a sua reprodutibilidade. 

 Paradigma de investigação

Os autores devem indicar a abordagem qualitativa selecionada (p.e. fenomenologia, etnografia, grounded theory, pesquisa histórica, pesquisa narrativa, etc.) e a teoria norteadora, se aplicável. Deve ser identificado o paradigma de investigação (p.e. pós-positivismo, construtivismo/interpretativismo, etc.).

 Investigadores

Os investigadores podem influenciar a investigação. Deve ser relatada qualificações/experiência, relações com os participantes ou qualquer assunção importante no fenómeno em estudo. Também deve ser clarificada a atual ou potencial relação entre os investigadores e a questão de investigação, abordagem, métodos, resultados e/ou transferibilidade. 

Contexto

Descreve os fatores contextuais evidentes no estudo.

 Amostra / Participantes

Como os participantes, documentos ou eventos foram selecionados. Indicar os critérios da dimensão da amostra, se aplicável.

Identificar a estratégia de amostragem utilizada; os critérios de inclusão e exclusão; como os participantes foram recrutados; o tamanho da amostra/ população. Os autores devem usar uma linguagem neutra, precisa e respeitosa para descrever os participantes do estudo e evitar o uso de terminologia que possa estigmatizar os participantes. Os autores devem indicar o número e características relevantes dos participantes, documentos e eventos incluídos nos estudos.

 Recolha de dados

Tipo de dados colhidos. Apresente os detalhes dos procedimentos de colheita de dados, incluindo (se apropriado) momentos de início e final de colheita/análise de dados, processos de iteração, triangulação de recursos/métodos e mudança de procedimentos em resposta aos resultados parciais.

Descrever os instrumentos (p.e. guia da entrevista, questionários, etc.), modo de aplicação (p.e. presencial, online, etc.) e dispositivos (p.e. áudio/vídeo) utilizados na colheita de dados. Indicar se houve alguma mudança ao longo do tempo de investigação.

 Processamento e análise de dados

Indique os métodos para processamento e análise de dados, incluindo transcrição, introdução de dados, gestão de dados e segurança, verificação e integridade dos dados, codificação e anonimização. Indique o software usado, se apropriado. Descreva os processos através dos quais as inferências ou temas foram identificados.  

 Fiabilidade

Indique as técnicas usadas para atingir a fiabilidade e credibilidade da análise dos dados (p.e. triangulação), se apropriado.

 Considerações éticas e legais

Identifique quaisquer questões éticas específicas associadas à pesquisa e explicite no texto a aprovação por uma comissão de ética. Se não for requerido escrutínio ético formal para a realização do estudo, deve indicar que não se aplica.

 - Resultados

Apresente as características da amostra. Apresente os resultados (p.e. interpretações, inferência e temas). Pode incluir uma teoria, modelo ou investigação anterior. Integre neste campo notas empíricas para sustentar a análise dos dados (p.e. citações dos participantes, notas de campo, fotografias, etc.), se aplicável.

Apresente os resultados com uma sequência lógica no texto, inclua, se aplicável, tabelas e figuras. Cada figura/tabela deve ser referenciada no texto.  As tabelas/figuras devem ser compreensíveis, ou seja, todas as abreviaturas devem ser explicadas.

Use subtítulos conforme apropriado.

Materiais extras ou suplementares e detalhes técnicos devem ser colocados numa plataforma de ciência aberta como  OSF para serem tornados acessíveis aos leitores por hiperligação. 

 - Discussão

É útil começar a discussão resumindo brevemente as principais descobertas e explorar as possíveis interpretações para essas descobertas. A discussão deve ser feita tendo como referência a estrutura concetual ou teórica e a literatura/estudos existentes, privilegiando a profundidade da análise, em relação aos resultados obtidos (quando aplicável).

Devem ser enfatizados os aspetos novos e importantes do estudo e analisados em relação a pesquisas anteriores. 

- Conclusão 

Forneça conclusões em resposta aos objetivos do estudo, não apenas um resumo/repetição dos resultados. 

Declare as limitações do estudo.

Identifique as implicações/recomendações para a prática / pesquisa / educação / gestão conforme apropriado e consistente com as limitações. 


Submissão: O artigo deve ser submetido juntamente com a lista de verificação para as propostas de artigos de natureza qualitativa, disponível na consulta do ficheiro Lista de Verificação de Artigo Original Qualitativo.