Orientações Artigos Teóricos
Estrutura e recomendações de artigo Teórico
Não inclua nenhuma informação de identificação do/s autor/es no manuscrito. Não inclua agradecimentos até que o artigo seja aceite.
- Título
Em Português e Inglês
Deve constituir-se numa descrição concisa da natureza e tópico do estudo, podendo identificar se é um artigo teórico de reflexão, metodológico, relato de experiência ou recensões críticas de obras.
- Resumo
Sumariza os elementos-chave do estudo, seguindo o seguinte formato:
Estruturado: Introdução, Objetivo, Métodos (se aplicável), Desenvolvimento, Conclusão. Com o limite máximo de 300 palavras.
O resumo deve fornecer o contexto ou base para o estudo e deve declarar o objetivo, procedimentos metodológicos (se aplicável), desenvolvimento e principais conclusões. Não deve incluir referências bibliográficas.
- Palavras-chave
Com um mínimo de 4 e máximo de 6, maioritariamente validados nos browsers de termos de indexação Mesh e DeCs.
- Introdução
Deve fornecer claramente um contexto ou base para o estudo (ou seja, a natureza do problema e sua relevância). O tema deve ser relevante e atual. Ofereça uma perspetiva crítica na apresentação da problemática, que permita novos elementos de discussão teórica. É importante evidenciar a relação que se estabelece com trabalhos anteriores sobre a mesma temática, mobilizando referências bibliográficas pertinentes e atuais.
Usar preferencialmente fontes primárias e dos últimos 5 anos. Devem ser citadas unicamente referências fundamentais e não devem ser incluídos dados ou conclusões do trabalho relatado.
Deve incluir de forma narrativa o objetivo do desenvolvimento do artigo, justificando a natureza do trabalho e sua problematização.
- Método (se aplicável)
Esta secção deve ser clara, mostrando o como e a razão das opções metodológicas seguidas. Descreve os fatores contextuais evidentes no estudo. Identifique quaisquer questões éticas específicas associadas a esta temática.
- Desenvolvimento
Deve apresentar e desenvolver o quadro concetual ou teórico que norteou o estudo. Identificar e definir os principais conceitos, clarificando a relação entre eles. Deve ser mobilizada literatura teórica fundamental e empírica relevante (preferencialmente fontes primárias e dos últimos 5 anos).
Argumente e interprete sobre o estado da arte em que se encontra determinado assunto, focando o conceito ou constructo teórico. A direção das principais linhas de argumentação deve ser coerente e sustentada num raciocínio lógico claramente definido. A formulação discursiva deve ser aprofundada, com fundamentação teórica e/ou filosófica do tema específico, envolvendo reflexão crítica e questionamento aos modos de pensar e atuar existentes, através de analogias e da análise de diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos face ao pensamento debatido.
Identifique as questões éticas e legais presentes na problemática em discussão, se aplicável.
As fontes de opinião devem estar claramente identificadas e possuírem legitimidade na área de especialização com vista à manutenção da validade, confiabilidade e rigor do artigo.
Devem ser enfatizados os aspetos novos e importantes do artigo e analisados em relação a pesquisas anteriores (se aplicável).
Use subtítulos conforme apropriado.
As tabelas/figuras (máximo 6) devem ser referenciadas no texto.
- Conclusão
Associe as conclusões aos objetivos do estudo, sintetizando os pontos principais da argumentação e estabeleça recomendações para a prática/pesquisa/educação/gestão, conforme apropriado, e consistente com as limitações.
Declare as limitações do seu estudo.
Submissão: O artigo deve ser submetido juntamente com a lista de verificação para as propostas de artigos de natureza teórica, disponível na consulta do ficheiro Lista de Verificação de Artigo Teórico.