Vol. 16 N.º 2 (2012): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Modelos de formação em Enfermagem e desenvolvimento curricular: Transição para um novo profissionalismo docente

Maria de Guadalupe Mestrinho
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Publicado 30-12-2012

Palavras-chave

  • modelos de formação em uso,
  • transição,
  • ensino de enfermagem,
  • lógicas aplicacionista e construtivista

Como Citar

Mestrinho, M. de G. (2012). Modelos de formação em Enfermagem e desenvolvimento curricular: Transição para um novo profissionalismo docente. Pensar Enfermagem - Revista Científica | Journal of Nursing, 16(2), 2–30. Obtido de https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/69

Resumo

Fazendo parte de uma investigação sobre profissionalismo docente e competências dos professores de enfermagem, este artigo baseia-se numa comunicação realizada em 2011 na XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE1. Pretende analisar como as mudanças no ensino superior e no ensino de enfermagem se refletem nas conceções de ensino e nas práticas pedagógicas e, como os quadros de referência dos professores influenciam os modelos de formação em uso no ensino de enfermagem. Trata-se de um estudo interpretativo que recorre a uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa e a uma análise indutiva de entrevistas semiestruturadas (vinte professores coordenadores e adjuntos), tendo-se realizado também observação a um sub-grupo de quatro professores, numa perspetiva crítica e interpretativa da realidade (Denzin e Lincoln, 1994; Morse, 2005; Creswell, 2010; Minayo, 2010). Os resultados evidenciam uma diversidade de modelos orientadores das práticas pedagógicas, oscilando entre os paradigmas do ensino, de caráter transmissivo e o da aprendizagem autorregulada. A mudança
de paradigma nas conceções, nas práticas de enfermagem e no ensino permite identificar duas lógicas de formação: a aplicacionista e a construtivista, o que indicia uma transição nos modelos de formação em uso para outros baseados num paradigma inspirado na complexa realidade profissional da enfermagem e da docência.

 

1 XI Conferência Ibero-americana, III Encontro Latinoamérica-Europa e IV Simpósio de Investigação de Educação em Enfermagem
da ALADEFE. COIMBRA / PORTUGAL – 2011.

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