Modelo Conceptual versus "Modelo Oculto" para a (na) prática da enfermagem
Published 2008-12-01
How to Cite

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Abstract
NOTA INTRODUTÓRIA
Como distinguir uma teoria de um modelo? Cowan (2002), refere que um modelo é uma descrição simplificada de um sistema, isto é, um modo de descrever o que se faz e o que se pode fazer. Por outro lado, uma teoria é uma suposição ou um sistema de ideias baseado em princípios gerais que fornece uma explicação para algo.
Numa outra perspectiva, um modelo representa a estruturação da realidade de uma disciplina, uma abstracção e uma concepção, uma forma de entender e de estruturar uma realidade dando-lhe sentido. As teorias decorrem dos modelos e são elaboradas consoante a óptica que se tem da ciência, fornecendo os conhecimentos necessários à construção de um saber e constituem expressões qualificadas que distinguem a área do saber, descrevendo, explicando e demonstrando (Adam, 1994).
Não é finalidade deste artigo fazer uma descrição das várias teorias e modelos existentes na enfermagem para a (na) prática profissional, mas sim procurar reflectir sobre algumas questões que poderão surgir no decurso da educação advindo dos próprios docentes, profissionais ou estudantes. Iremos centrar-nos sobre algumas cogitações que são objecto de reflexão e questionamento constante quando se leccionam modelos conceptuais para a prática da enfermagem e, por outro lado, quando se apura o que se passa na prática da enfermagem. Será que se utilizam, integralmente, na prática os modelos conceptuais? Serão adaptações dos mesmos? Poderemos falar em “modelos ocultos” na prática da enfermagem? Onde se centra a prática, a formação e a investigação da enfermagem?
Sobre estas e outras questões iremos debruçar-nos ao longo do artigo, não aspirando respostas inequívocas para as mesmas mas esperando, contudo, que as cogitações aqui expostas forneçam alguns
contributos para reflexão sobre esta realidade.