Submissões para Número Especial | Interdisciplinaridade, Trabalho em Rede e Resultados em Cuidados de Saúde

13-08-2024

Revista: Pensar Enfermagem

Título do número especial: Interdisciplinaridade, trabalho em rede e resultados em cuidados de saúde

Abertura da submissão: 1 de Agosto de 2024

Prazo limite de submissão: 15 de Dezembro de 2024

Editores do Número Especial:

Pedro Bernardes Lucas1,2, Marcelle Miranda da Silva1,3, Karla Crozeta Figueiredo1,4

1. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
2. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal.
3. Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
4. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Caros Colegas,

A Revista Pensar Enfermagem tem o prazer de anunciar a abertura de submissões para o Número Especial dedicado à Interdisciplinaridade, Trabalho em Rede e Resultados em Cuidados de Saúde. Convidamos a comunidade académica, investigadores e os profissionais de saúde a contribuírem com seus estudos nesta área fundamental para o avanço do conhecimento científico.
A interdisciplinaridade e o trabalho em rede são reconhecidos como pilares fundamentais na prestação de cuidados de saúde holísticos e eficazes em todos os contextos de cuidados, como hospitais, Cuidados de Saúde Primários, hospitalização domiciliária, domicílios, instituições sociais como prisões, unidades de longa duração e nursing homes.
Com o envelhecimento da população, as necessidades em saúde estão em crescimento, e o trabalho em rede, com base interdisciplinar, pode contribuir para responder a complexidade desta realidade. Esta é uma perspetiva de intervenção inequívoca para o bem comum.
Reconhecemos que as pessoas precisam de cuidados interdisciplinares, visando os melhores resultados em saúde. Desse modo, este número especial da Revista Pensar Enfermagem pretende ser um veículo de disseminação de conhecimento do trabalho/prestação de cuidados de saúde que exigem abordagens interdisciplinares e o estabelecimento de redes colaborativas que integrem diferentes especialidades e perspetivas.
Encorajamos a submissão de artigos de investigação originais que apresentem resultados relevantes, bem como revisões sistemáticas, ensaios teóricos, e estudos de caso que correspondam a estes desígnios. Que sejam resultados de investigação que demonstrem esta realidade e contribuam para a otimização das práticas em saúde, com particular interesse na otimização das práticas em enfermagem.
Os seguintes tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:
• Enfermagem;
• Abordagem Interdisciplinar;
• Avaliação em Enfermagem;
• Investigação Clínica em Enfermagem;
• Avaliação de Programas;
• Auto-gestão;
• Cuidados centrados no paciente;
• Avaliação de Resultados de Tratamento da Eficácia-Efetividade de Intervenções;
• Avaliação de Resultados de Intervenções Terapêuticas;
• Abordagens interdisciplinares em saúde;
• Práticas colaborativas entre profissionais de saúde;
• Integração de cuidados;
• Modelos de trabalho em rede para cuidados multidisciplinares;
• Inovações tecnológicas em saúde e seu impacto na interdisciplinaridade.
As instruções completas para submissão estão disponíveis no site da Revista Pensar Enfermagem [https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/index]. No momento da submissão, os autores devem colocar em "Comentários para o Editor" a menção de ser uma submissão para o número especial: Interdisciplinaridade, trabalho em rede e resultados em cuidados de saúde.
A data limite para envio dos artigos é 15 de Dezembro de 2024.
Estamos ansiosos para receber os seus valiosos contributos para este número especial e divulgar conhecimentos científicos que impulsionem a interdisciplinaridade, o trabalho em rede e os resultados em saúde.