Vol. 19 N.º 2 (2015): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

O luto fraterno durante a infância e adolescência: revisão integrativa da literatura

Sílvia de Barros Ramos
Enfermeira, Hospital Dona Estefânia, MSc, RN

Publicado 30-12-2015

Palavras-chave

  • criança,
  • adolescente,
  • enfermagem,
  • morte,
  • cuidados paliativos pediátricos,
  • luto do irmão
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Como Citar

de Barros Ramos, S. (2015). O luto fraterno durante a infância e adolescência: revisão integrativa da literatura. Pensar Enfermagem, 19(2), 3–17. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v19i2.106

Resumo

As reações da criança e do adolescente em relação à morte de um irmão têm sido pouco estudadas, embora os estudos refiram que tal experiência pode ser potencialmente traumática para a criança/adolescente e os efeitos duradouros. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de sistematizar e analisar a produção científica existente relacionada com a vivência do processo do luto fraterno da criança/adolescente. A colheita de dados foi efetuada em setembro de 2014 e o protocolo de pesquisa com respetivos descritores e critérios de inclusão e exclusão foi definido. Obteve-se uma amostra de 39 estudos. O luto das crianças pode ser caracterizado por culpa, medo, tristeza, desespero, inferioridade, preocupação, solidão e depressão. São
também frequentes as perturbações do sono, enurese, anorexia, queixas psicossomáticas, dor abdominal e cefaleia. Podem sentir dificuldade em expressar os sentimentos, parecendo-lhes que tal não é valorizado o que pode, por vezes, conduzir ao isolamento social, ao abandono ou baixo rendimento escolar. Estas reações dependem de variáveis que devem ser aprofundadas para o nosso contexto atual. Para uma melhor prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente em luto fraterno, é essencial conhecer as suas diferentes expressões do luto, de modo a contribuir para um posterior crescimento emocional equilibrado.

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