Vol. 21 N.º 1 (2017): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Revisão sintética das dissertações e teses portuguesas sobre educação em enfermagem

Maria Cristina Queiroz
Professora Adjunta, Doutoranda, Escola Superior de Saúde do IPL
Amélia Simões Figueiredo
Professora Auxiliar, Universidade Católica Portuguesa
Sílvia Caldeira
Professora Auxiliar, Universidade Católica Portuguesa

Publicado 02-11-2017

Palavras-chave

  • educação,
  • formação,
  • enfermagem

Como Citar

Queiroz, M. C., Simões Figueiredo, A., & Caldeira, S. (2017). Revisão sintética das dissertações e teses portuguesas sobre educação em enfermagem. Pensar Enfermagem, 21(1), 31–44. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v21i1.133

Resumo

Objetivos: Revisar e sintetizar as dissertações e teses portuguesas que abordam a educação em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa efetuada em dezembro de 2016 no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e nos sites de instituições de ensino superior portuguesas identificadas como não pertencentes ao RCAAP, mas consideradas relevantes para o estudo. A estratégia de pesquisa foi realizada em quatro momentos: 1 - Educação OU educação para a saúde OU formação OU prática OU
teoria OU educação em enfermagem; 2 - Ensino OU aprendizagem OU treino OU pedagogia OU tutoria OU desenvolvimento de conhecimento; 3 - Enfermagem OU enfermeiro OU cuidar e 4 - [Educação OU formação OU educação para a saúde OU prática OU educação em enfermagem] E [enfermagem OU enfermeiro OU cuidar]. Resultados: Foram identificados 53 dissertações e 19 teses, com maior frequência entre os anos de 2011 e 2016 e com utilização de investigação qualitativa. A temática mais estudada é a formação inicial em enfermagem. Conclusões: evidencia-se o contributo dos estudos realizados neste âmbito para a prática dos
cuidados, formação inicial e contínua dos enfermeiros.

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