Vol. 21 N.º 2 (2017): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Satisfação profissional dos enfermeiros: uma revisão scoping

Cláudia Neves Silva
Enfermeira, MSc, ULSLA
Teresa Santos Potra
Professora Coordenadora, PhD, ESEL

Publicado 11-06-2018

Palavras-chave

  • enfermeiros,
  • cuidados de saúde primários,
  • cuidados hospitalares,
  • cuidados continuados integrados,
  • satisfação profissional,
  • revisão scoping
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Neves Silva, C., & Santos Potra, T. (2018). Satisfação profissional dos enfermeiros: uma revisão scoping. Pensar Enfermagem, 21(2), 33–50. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v21i2.138

Resumo

Problemática: A atividade profissional dos enfermeiros pode induzir diferentes níveis de satisfação. A satisfação profissional constitui uma dimensão do comportamento organizacional, tendo vindo a ser largamente estudada com vista a identificar, por um lado, o que mais a influencia e, por outro, as suas consequências. Este conhecimento é relevante para as organizações de saúde, nomeadamente, no que se refere à sua influência nas diversas variáveis organizacionais, pois permite ao enfermeiro gestor delinear estratégias para a melhorar e/ou manter, com vista a controlar os seus resultados.

Objetivo: Explorar e mapear a satisfação profissional dos enfermeiros nos vários contextos da prestação de cuidados de enfermagem.

Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma revisão scoping usando a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa incluiu artigos de pesquisa original, publicados entre 2013 a 2016, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola produzidos com enfermeiros nos diversos contextos de cuidados de saúde.

Resultados: Dos 165 artigos obtidos foram analisados 32 estudos que correspondiam aos critérios de inclusão. Os dados obtidos foram analisados de acordo com os contextos de cuidados.

Conclusões: O ambiente de trabalho  independentemente do contexto de prestação de cuidados, tem uma influência preponderante na satisfação profissional dos enfermeiros. Esta, por sua vez, tem influência em outras variáveis importantes na gestão de recursos humanos, tais como: o compromisso organizacional, o desempenho profissional, a intenção de sair (do atual emprego ou da profissão), a rotatividade, o stress, o burnout, o conflito trabalho-família, e a qualidade dos cuidados. Os fatores do ambiente de trabalho percebidos com maior relação com a satisfação profissional, são o suporte estrutural e as práticas de gestão. Os enfermeiros gestores têm um papel muito importante no estabelecimento de estratégias que possam melhorar o ambiente de trabalho, e induzir a satisfação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.