Publicado 15-07-2021
Palavras-chave
- Escalas,
- Stress Psicológico,
- Pais,
- Recém-Nascido,
- Neonatologia
Como Citar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
Enquadramento: A utilização de instrumentos de avaliação do stress parental na Unidade de Neonatologia, permite que o enfermeiro conheça as fontes promotoras de stress que influenciam as respostas dos pais e implementar práticas de cuidados consistentes, adequadas e centradas na família. Objetivo: o objetivo desta revisão scoping é identificar e mapear na literatura científica os instrumentos de avaliação do stress parental na Unidade de Neonatologia e as fontes promotoras de stress aí existentes. Método: O protocolo da revisão scoping seguiu o modelo da JBI e a pesquisa foi realizada com recurso a 11 bases de dados. Consideraram-se estudos primários, secundários e literatura cinzenta. Após análise integral do texto dos artigos subsistiram 39 que foram incluídos na revisão. Resultados: Existem dois instrumentos de avaliação do stress parental desenvolvidos especificamente para utilizar na Unidade de Neonatologia: Parental Stressor Scale: Neonatal Intensive Care Unit – PSS: NICU e Neonatal Unit Parental Stress-NUPS. As fontes de stress existentes na Unidade de Neonatologia que mais concorrem para o stress parental são o relacionamento dos pais com o recém-nascido e a alteração do papel parental. Conclusão: esta revisão indiciou o estado da evidência científica sobre os instrumentos de avaliação de stress parental na Unidade de Neonatologia e as principais fontes promotoras de stress. A utilização de instrumentos de avaliação do stress parental permite identificar os stressores que influenciam as respostas dos pais enquanto cuidam do recém-nascido na Unidade de Neonatologia. Os resultados que emergem da aplicação destes instrumentos facilitam o conhecimento das necessidades parentais e consequentemente o desenvolvimento de intervenções promotoras do papel parental e a parentalidade.