Vol. 26 N.º 1 (2022): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Intervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade: uma revisão scoping

Vânia Catarina Mendes Pinto
Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, Hospital D.Estefânia
Maria Isabel Dias da Costa Malheiro
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Portugal

Publicado 28-12-2022

Palavras-chave

  • Diabetes Mellitus tipo 1,
  • Integração Comunitária,
  • Cuidado de Transição,
  • Família,
  • Criança

Como Citar

Mendes Pinto, V. C., & Dias da Costa Malheiro, M. I. (2022). Intervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade: uma revisão scoping. Pensar Enfermagem, 26(1), 5–13. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.194

Resumo

Objetivo: Mapear e identificar na evidência científica as intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1. Método: Revisão Scoping foi realizada seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos publicados de natureza quantitativa, qualitativa, ou mistos, assim como a literatura cinzenta, em Português, inglês, espanhol ou francês, produzidos entre 2016 e 2021. Foram incluídos nesta revisão 8 estudos, selecionados nas seguintes bases de dados: CINHAL; MEDLINE; MedicLatina; Eric; Cochrane CRCT; Cochrane CA; Cochrane DSR; Cochrane MR); Nursing Reference; JBI. Os resultados obtidos foram extraídos com recurso a um instrumento construído pelas autoras e alinhado com a questão/objetivo e expressos num resumo narrativo, incluindo áreas de destaque para pesquisas futuras. Resultados: Identificaram-se 3 grandes categorias no âmbito das intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1, nomeadamente, a existência de recursos e sistemas de suporte; o desenvolvimento de competências na gestão da doença (conhecimentos, modelagem e treino); comunicação e a continuidade dos cuidados. Conclusões: A transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus tipo1 é influenciada por fatores relacionados com as condições ambientais, profissionais, organizacionais e da própria família. Os sistemas de suporte, o desenvolvimento de competências de gestão da DM1 (conhecimento e treino) e a comunicação/continuidade são destacados como foco de atenção no desenvolvimento das intervenções promotoras de uma transição segura.

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