Vol. 26 N.º 1 (2022): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem: scoping review

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer
Universidade Federal de Santa Catarina
Mayara Souza Manoel
Bio
Bruna Pedroso Canever
Bio
Flávia Regina Souza Ramos
Bio
Gisele Cristina Manfrini.
Bio
Alesandra Perazzoli de Souza
Bio

Publicado 28-12-2022

Palavras-chave

  • Local de trabalho,
  • saúde do trabalhador,
  • condições de trabalho,
  • educação em enfermagem,
  • docentes,
  • revisão
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Como Citar

Cavalcanti de Farias Brehmer, L., Mayara Souza Manoel, Bruna Pedroso Canever, Flávia Regina Souza Ramos, Gisele Cristina Manfrini., & Alesandra Perazzoli de Souza. (2022). Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem: scoping review. Pensar Enfermagem, 26(1), 14–22. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.204

Resumo

Enquadramento: o conceito de Ambientes de Trabalho Saudáveis, insere-se no contexto da formação profissional em enfermagem como referencial para a promoção da saúde dos sujeitos deste processo. Objetivo: identificar como docentes e estudantes de cursos de graduação em Enfermagem percebem os “Ambientes de Trabalho Saudáveis” no processo ensino-aprendizagem. Método: Estudo do tipo scoping review com busca realizada nas bases PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF considerando estudos independentemente do tipo, idioma e ano de publicação. A questão norteadora foi orientada pela estratégia mnemônica: População, Conceito, Contexto. Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica e exploratória. Resultados: foram identificadas 386 referências, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. Assim, foram elaboradas duas categorias: “Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde” e “Estratégias de promoção de Ambiente Saudável”. Conclusão: os conceitos em análise evidenciam experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho.

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