Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Experiências de ter vivido com afasia de Broca: uma scoping review

Ana Frade
Estudante de Doutoramento em Enfermagem. Universidade de Lisboa. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).
Vanda Marques Pinto
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).
Luísa D'Espiney
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).
Bio

Publicado 08-06-2023

Palavras-chave

  • Afasia,
  • Broca,
  • Comunicação,
  • Distúrbios da linguagem,
  • Eventos de Mudança de Vida,
  • Enfermagem,
  • Revisão da Literatura como Tópico
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Frade, A., Marques Pinto, V., & D’Espiney, L. (2023). Experiências de ter vivido com afasia de Broca: uma scoping review. Pensar Enfermagem, 27(1), 16–29. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.213

Resumo

Introdução: A afasia de Broca, uma afasia não fluente, é uma condição frustrante com extenso impacto psicológico, familiar e social. Os relatos das pessoas que já recuperaram ou já se conseguem expressar são essenciais para aumentar o conhecimento sobre a experiência de viver com a afasia de Broca. A-FROM é uma estrutura concebida para organizar o pensamento sobre o impacto de viver com afasia e inclui quatro domínios-chave: Ambiente de comunicação e linguagem; Linguagem e deficiências relacionadas; Identidade pessoal, atitudes e sentimentos, e Participação em situações da vida. A intervenção de enfermagem é central para otimizar a recuperação e influenciar positivamente a experiência de viver com sucesso com esta condição clínica.

Objetivo: Mapear a evidência científica sobre a experiência das pessoas que viveram um período de afasia de Broca.

Métodos: Foi realizada uma Scoping Review seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs. A revisão foi baseada na pergunta de investigação: "Como é que a pessoa relata a experiência de ter vivido um período de afasia de Broca?", formulada de acordo com a estratégia PCC. A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrónicas MEDLINE®, CINAHL®, Psychology and Behavioral Sciences Collection e Scopus em Novembro de 2022. Os artigos foram selecionados com base nos critérios de elegibilidade. A revisão seguiu a lista de verificação PRISMA-ScR EQUATOR.

Resultados: Dezassete artigos publicados entre 1961 e 2022 foram incluídos. Os dados obtidos foram agrupados de acordo com os domínios-chave da ferramenta A-FROM. As informações relacionadas com Identidade pessoal, atitudes e sentimentos, e Participação em situações da vida foram as mais citadas, seguidas por Linguagem e deficiências relacionadas e Ambiente de comunicação e linguagem.

Conclusão: Profissionais de saúde, intervenções terapêuticas, espiritualidade, esperança, contexto, interações e fatores psicossociais influenciam a experiência da afasia de Broca. É essencial continuar a investigar como as pessoas relatam a experiência de terem vivido um período de afasia de Broca para melhorar a qualidade dos cuidados e a qualidade de vida das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.