Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Cuidados de enfermagem na prevenção de quebras de pele no idoso: revisão integrativa da literatura

Ana Tavares
ACES Amadora / UCC Amadora+, Amadora, Portugal.
Luisa Olivença
Hospital das Forças Armadas Pólo de Lisboa / Serviço Medicina Subaquática e Hiperbárica, Lisboa, Portugal; Diaverun Portugal, Sintra, Portugal.
Marisa Vilas Boas
Hospital das Forças Armadas Pólo de Lisboa / Departamento Cirúrgico Ala A, Lisboa, Portugal

Publicado 15-07-2023

Palavras-chave

  • Quebras de Pele,
  • Prevenção,
  • Eficácia,
  • Idosos,
  • Cuidados de Saúde,
  • Cuidados de Enfermagem
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Tavares, A., Olivença, L. ., & Vilas Boas, M. . (2023). Cuidados de enfermagem na prevenção de quebras de pele no idoso: revisão integrativa da literatura. Pensar Enfermagem, 27(1), 50–60. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.214

Resumo

Introdução

As quebras de pele, ou skin tears, são consideradas lesões de etiologia traumática que podem resultar de uma variedade de forças mecânicas, como cisalhamento ou forças de atrito, trauma contuso, quedas, manuseamento inadequado, lesão provocada por equipamento ou remoção de pensos aderentes.

São feridas agudas que têm alta probabilidade de se tornarem feridas crónicas complexas. Causam dor, aumentam os custos de saúde, reduzem a qualidade de vida dos utentes e são fonte de stress para a pessoa. Prolongam o tempo de internamento e aumentam o risco de morbilidade.

As quebras de pele são uma problemática crescente, tornando-se fulcral investir nesta temática com o intuito de promover a sua prevenção e o tratamento adequado.

Objetivo

Identificar os cuidados de enfermagem e as estratégias na prevenção de quebras de pele no idoso.

Métodos

Foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações no motor de busca EBSCOhost, que incorpora as bases de dados CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Cochrane Database of Systematic Reviews e na base de dados PubMed, realizado em junho de 2022. Num total de 26 registos, foram devolvidos cinco satisfazendo os critérios de inclusão. Os estudos incluídos (n=5) foram realizados entre os anos de 2012 e 2022.

Resultados

Na amostra dos artigos foi possível identificar os benefícios da aplicação bidiária de produtos tópicos, cremes hidratantes e emolientes, e a relevância da administração oral durante 8 semanas de um suplemento nutricional oral na hidratação do estrato córneo e na elasticidade da pele, assim como, a importância da prevenção primária e a promoção da educação para a saúde nos cuidados à pele do idoso.

Conclusão

Os cuidados preventivos para evitar quebras de pele no idoso centram-se na aplicação tópica bidiária de cremes hidrantes e emolientes, nutrição (administração de suplementos nutricionais orais com 10g de peptídeos de colagénio) e hidratação adequadas; acautelar traumas cutâneos proporcionando um ambiente seguro com dispositivos adequados, e através da promoção da educação para a saúde.

 

Histórico de alterações
Em 08 de maio de 2024, foi publicada uma Correção a este
artigo: https://doi.org/10.56732/pensarenf.v28i1.327.

Downloads

Não há dados estatísticos.