Intervenções para a autogestão em adolescentes com Diabetes Tipo 1: um protocolo de revisão scoping
Publicado 22-06-2023
Palavras-chave
- Adolescentes,
- Diabetes Mellitus,
- Tipo 1,
- Programas,
- Autogestão
Como Citar
Direitos de Autor (c) 2023 Marília Costa Flora, Maria Isabel Dias Costa Malheiro, Luísa Barros, Adriana Neves Coelho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
Introdução: O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão.
Objetivo: Mapeamento de intervenções promotoras de autogestão para adolescentes com diabetes tipo 1.
Método: Esta revisão scoping segue a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Serão incluídos estudos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2009-2021, sem limitações geográficas ou culturais. O processo de análise, extração e síntese de dados será realizada por dois revisores de forma independente, de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados serão apresentados de seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), diagrama para revisões scoping. O protocolo encontra-se registado no Open Science Framework https://osf.io/z6wbj.
Resultados: O mapeamento de intervenções para adolescentes com diabetes tipo 1, é fundamental para a construção de uma intervenção estruturada, centrada na promoção de comportamentos de autogestão, contribuindo para a disseminação científica sobre o tema.
Conclusão: Espera-se que os resultados desta revisão contribuam para a construção de conhecimento que fundamente o desenvolvimento de intervenções de enfermagem para adolescentes com diabetes tipo 1.