Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Intervenções para a autogestão em adolescentes com Diabetes Tipo 1: um protocolo de revisão scoping

Marília Costa Flora
Mestrado. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).
Maria Isabel Dias Costa Malheiro
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).
Luísa Barros
Doutoramento. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal.
Adriana Neves Coelho
Doutoramento. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. Portugal Centre for Evidence-Based Practice: A Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, Coimbra, Portugal.

Publicado 22-06-2023

Palavras-chave

  • Adolescentes,
  • Diabetes Mellitus,
  • Tipo 1,
  • Programas,
  • Autogestão

Como Citar

Costa Flora, M., Dias Costa Malheiro, M. I., Barros, L. ., & Coelho, A. N. (2023). Intervenções para a autogestão em adolescentes com Diabetes Tipo 1: um protocolo de revisão scoping. Pensar Enfermagem, 27(1), 37–42. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.215

Resumo

Introdução: O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão.  

Objetivo: Mapeamento de intervenções promotoras de autogestão para adolescentes com diabetes tipo 1.

Método: Esta revisão scoping segue a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Serão incluídos estudos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2009-2021, sem limitações geográficas ou culturais.  O processo de análise, extração e síntese de dados será realizada por dois revisores de forma independente, de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados serão apresentados de seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), diagrama para revisões scoping.  O protocolo encontra-se registado no Open Science Framework https://osf.io/z6wbj.

Resultados: O mapeamento de intervenções para adolescentes com diabetes tipo 1, é fundamental para a construção de uma intervenção estruturada, centrada na promoção de comportamentos de autogestão, contribuindo para a disseminação científica sobre o tema. 

Conclusão: Espera-se que os resultados desta revisão contribuam para a construção de conhecimento que fundamente o desenvolvimento de intervenções de enfermagem para adolescentes com diabetes tipo 1.

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