Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos teóricos

Enfermagem avançada: recordar o passado, apreciar o presente e perspetivar o futuro

João Santos
Mestre. Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Lisboa, Portugal

Publicado 07-08-2023

Palavras-chave

  • Enfermagem,
  • História da Enfermagem,
  • Enfermagem Centrada na Pessoa,
  • Prática Avançada de Enfermagem

Como Citar

Santos, J. (2023). Enfermagem avançada: recordar o passado, apreciar o presente e perspetivar o futuro. Pensar Enfermagem, 27(1), 84–91. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.218

Resumo

Introdução

O presente artigo surge da análise da prática de cuidados como Enfermeiro, num sentido de melhoria contínua. Deste modo, compreendendo a história profissional, os paradigmas da profissão e o posicionamento da Enfermagem em termos sociais no mundo atual, pode-se perspetivar possibilidades de caminhos para a profissão.

Objetivos

Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a evolução histórica da Enfermagem em Portugal e perspetivar o futuro da Enfermagem portuguesa à luz das influências internacionais.

Desenvolvimento

Foi abordada a perspetiva histórica e as implicações na prática de cuidados de Enfermagem, o Cuidado Centrado na Pessoa/cliente e a individualização da intervenção e, por fim, a Enfermagem Avançada e a Prática Avançada de Enfermagem. Analisando a perspetiva histórica da Enfermagem ao longo dos séculos, desde o seu período abnegado, passando pela época romântica pela medicina e pela fase tecnicista, compreende-se algumas práticas atuais e dúvidas na perspetiva de futuro. O desenvolvimento do conhecimento e da prática em Enfermagem deverá passar pelo reconhecimento e avanço das competências centrais da disciplina.

Conclusão

É fundamental para o desenvolvimento da Enfermagem uma aproximação entre a produção científica e a prática de cuidados. Facilitador deste processo é o desenvolvimento das especialidades em Enfermagem como curso de mestrado, promovendo não só práticas diferenciadas, mas também um olhar e pensamento críticos dos profissionais. Neste processo, não se deverá remeter para segundo plano a existência de outras ciências – da saúde, sociais e humanas, entre outras – que fomentarão o desenvolvimento do corpo da Enfermagem, mas também, torna-se fundamental a divulgação da produção científica em Enfermagem, de forma a dar visibilidade à ciência e à prática da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.