Vol. 13 N.º 1 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Tradução e validação do Consequences of Care Index: um instrumento de avaliação do risco de sobrecarga do familiar cuidados*

Catarina Isabel dos Reis Silva Garcia
Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão: Unidade de Lesões Vértebro-Medulares

Publicado 01-07-2009

Palavras-chave

  • prestador de cuidados,
  • sobrecarga do prestador de cuidados,
  • propriedades psicométricas,
  • estudo metodológico

Como Citar

dos Reis Silva Garcia, C. I. . (2009). Tradução e validação do Consequences of Care Index: um instrumento de avaliação do risco de sobrecarga do familiar cuidados*. Pensar Enfermagem, 13(1), 39–48. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i1.24

Resumo

O tema deste trabalho foca uma problemática da prática de enfermagem: avaliar o stress ou sobrecarga do prestador de cuidados. Devido ao aumento da esperança média de vida (impacto do envelhecimento da população), prevalência e aparecimento de doenças crónicas (mudança do perfil de patologias), ao aparecimento de novas medidas terapêuticas e tecnológicas, existem
cada vez mais pessoas dependentes que necessitam de ajuda ou supervisão nas actividades básicas ou nas actividades instrumentais da vida diária, requerendo assim a presença de um familiar cuidador (FC).

Face à exposição contínua e repetida a um conjunto de factores negativos, os familiares cuidadores poderão manifestar, a médio prazo, sobrecarga física, emocional, social e financeira.

O Consequences of Care Índex (CCI) é um dos instrumentos que avalia a sobrecarga ou risco de sobrecarga dos cuidadores (Kosberg e Cairl, 1986).

O presente trabalho, consistiu num estudo metodológico e teve por objectivo avaliar as características psicométricas de uma versão traduzida e adaptada do CCI, que em português se designou por Índice de Consequências da Prestação de Cuidados (ICPC).

Foi utilizado o programa SPSS versão 13.0. Numa primeira etapa, os dados foram explorados através de estatística descritiva, nomeadamente medidas de tendência central e dispersão e seguidamente, para a análise de cada uma das dimensões do ICPC, usou-se a propriedade do SPSS que permite construir novas variáveis a partir de valores das variáveis já existentes. A versão traduzida do CCI, o ICPC, mostrou ser um instrumento adequado para avaliar a sobrecarga física, emocional, social e financeira dos cuidadores tendo sido bem aceite pelos participantes. O ICPC reuniu um conjunto de características psicométricas que permitem assegurar a sua validade e fidelidade.

A versão portuguesa estudada revelou uma boa consistência interna em todas as sub-escalas, ou seja, cada sub-escala reúne um conjunto de questões interrelacionadas em que cada item contribui para avaliar uma dimensão específica da sobrecarga física, emocional, social e financeira dos cuidadores.

 

* Este artigo de investigação é extraído da tese para obtenção do grau de Mestre em Ciências de Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.