Vol. 13 N.º 1 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Transição para prestador de cuidados: sensibilidade aos cuidados de enfermagem*

Cármen Andrade
Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada - Universidade dos Açores.

Publicado 01-07-2009

Palavras-chave

  • cuidadores informais,
  • modelo de intervenção de enfermagem,
  • investigação qualitativa e quantitativa,
  • revisão sistemática

Como Citar

Andrade, C. . (2009). Transição para prestador de cuidados: sensibilidade aos cuidados de enfermagem*. Pensar Enfermagem, 13(1), 61–71. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i1.26

Resumo

Sobre os efeitos associados ao processo de transição para prestador de cuidados, a evidência científica é já considerável; a maior parte relacionada com a sobrecarga financeira, física ou emocional associada à prestação de cuidados e com as necessidades de informação com que os cuidadores informais (CI) se deparam no desempenho de papel. Sobre as intervenções implementadas que melhor facilitem o processo de adaptação do cuidador informal (CI) ao desempenho de papel face a uma situação de imprevisibilidade e de incerteza gerada pelo regresso a casa de um familiar ou convivente significativo dependente, os resultados não são conclusivos. A revisão sistemática da literatura efectuada surge no sentido de sistematizar o conhecimento disponível sobre as intervenções de enfermagem e resultados produzidos ao nível do processo de transição para CI.

A partir de estudos localizados em bases de dados electrónicas, catálogos online de Escolas Superiores de Enfermagem e Universidades do país, assim como listagens de teses/dissertações/monografias de provas públicas para concurso, mestrados e doutoramentos (período de 1995 a 2008), foram identificados 7 estudos que responderam aos critérios de inclusão/exclusão definidos. Verificou-se que a maioria das intervenções desenvolvidas tiveram como focos o conhecimento que o doente e CI possuem, não só em termos da patologia mas também em termos de habilidades para o cuidado, e o stress associado ao desempenho de papel. As actividades desenvolvidas consistiram na informação, aconselhamento, apoio, e treino de habilidades técnicas para a prestação de cuidados, e no desenvolvimento de habilidades de coping. Com excepção das intervenções centradas apenas no conhecimento, foi possível identificar resultados estatisticamente significativos, nomeadamente, ao nível da condição de saúde do doente e CI, da qualidade de vida e da prevenção/redução do desgaste do CI.

Conclui-se haver necessidade de desenvolvimento de estudos de clarificação do impacto produzido por intervenções especialmente desenhadas no sentido da facilitação do processo de transição para prestador de cuidados, nomeadamente através da combinação
de metodologias de investigação quantitativas e qualitativas.

 

*Trabalho elaborado no âmbito dos Seminários de “Investigação em Enfermagem e Enfermagem Avançada” do Curso de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa.

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