Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Indicador de qualidade em terapia nutricional na oncologia e a interface com a enfermagem: revisão integrativa

Laísa Sitja Escobar
Enfermeira. Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Brasil.
Bruna Sodré Simon
Enfermeira. Doutoramento. Docente adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Brasil.
Michelli Cristina Silva de Assis
Enfermeira. Doutoramento. Docente adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Josefine Busanello
Enfermeira. Doutoramento. Docente adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Brasil.
Bruna Stamm
Enfermeira. Mestrado. Docente assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Brasil.

Publicado 05-12-2023

Palavras-chave

  • Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde,
  • Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional,
  • Nutrição enteral,
  • Hospitalização,
  • Neoplasias,
  • Enfermagem
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Sitja Escobar , L. ., Sodré Simon , B. ., Cristina Silva de Assis , M., Busanello , J., & Stamm, B. (2023). Indicador de qualidade em terapia nutricional na oncologia e a interface com a enfermagem: revisão integrativa. Pensar Enfermagem, 27(1), 119–130. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.265

Resumo

Objetivo

Analisar as evidências do Indicador de Qualidade em Terapia Nutricional “volume prescrito versus volume infundido de terapia nutricional”, em pacientes oncológicos adultos hospitalizados e as perspetivas para a atuação da enfermagem.

Métodos

Revisão integrativa, realizada no Portal Biblioteca Virtual em Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Excerpta Medica dataBASE, Google Scholar, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, U.S. National Library of Medicine, SciVerse Scopus e Web of Science. Incluíram-se estudos publicados em português, inglês ou espanhol nos anos de 2008 a 2021.

Resultados

Dos nove estudos incluídos, a maioria dos autores eram nutricionistas e/ou académicos de Nutrição (53,8%), seguidos de enfermeiras e/ou académicos de Enfermagem (30,8%). A maioria dos estudos (67%) não atingiu a meta do indicador, sendo investigados em enfermaria clínica e/ou cirúrgica (27,3%) e Unidade de Cuidados Intensivos adulto/geral (27,3%). Os motivos para o não cumprimento da meta do indicador foram relacionados às complicações clínicas e mecânicas do uso da terapia nutricional.

Conclusão

A meta do indicador “volume prescrito versus volume infundido de terapia nutricional” não foi atingida na maioria dos estudos, e o paciente oncológico adulto apresenta dificuldades clínicas para atingi-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.