Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Custo dos cuidados paliativos oncológicos em serviços de assistência domiciliar: revisão integrativa

Patrícia Christovão Vidotto
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
Patrícia Aroni
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
Tatiana da Silva Melo Malaquias
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Brasil.
Maynara Fernanda Carvalho Barreto
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Brasil.
Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.

Publicado 14-11-2023

Palavras-chave

  • Oncologia,
  • Serviços de Assistência Domiciliar,
  • Cuidados Paliativos,
  • Custos e Análise de custo

Como Citar

Christovão Vidotto, P. ., Aroni, P. ., da Silva Melo Malaquias, T., Fernanda Carvalho Barreto , M., & Fernandez Lourenço Haddad, M. do C. (2023). Custo dos cuidados paliativos oncológicos em serviços de assistência domiciliar: revisão integrativa. Pensar Enfermagem, 27(1), 110–118. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.278

Resumo

Objetivo

Averiguar os artigos científicos relacionados ao custo do Serviço de Assistência Domiciliária para pacientes em cuidados paliativos oncológicos.

Métodos

Revisão integrativa da literatura, que incluiu artigos primários indexados nas bases de dados PubMed, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Embase, Science Direct e Scielo, utilizando os descritores neoplasms; oncology; home care; palliative care; costs analysis; costs.

Resultados

Foram incluídos dez estudos, sendo três do Reino Unido, três da Espanha, seguidos de dois da Itália, um dos Estados Unidos da América e um do Canadá. Os estudos demonstraram menor custo no internamento domiciliário com acompanhamento de equipas de saúde, inclusive quando analisado pacientes oncológicos em fase terminal e prognóstico da doença.

Conclusão

Evidenciou-se que os custos da assistência prestada a pacientes em cuidados paliativos oncológicos são menores em ambiente domiciliário do que a nível hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.