Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Efetividade do duche terapêutico no alívio da dor no primeiro estádio do trabalho de parto

Alexandra Tereso
Doutoramento. Departamento de Saúde Materna, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Filipa Lopes
Mestrado. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Rute Guterres
Licenciatura em Enfermagem. CHLO - Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Helena Bértolo
Mestrado. Departamento de Saúde Materna, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Lucinda Carvalhal
Licenciatura em Enfermagem. CHLO - Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Alice Curado
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.

Publicado 28-11-2023

Palavras-chave

  • Hidroterapia,
  • Dor de Parto,
  • Manejo da Dor,
  • Avaliação da Dor

Como Citar

Tereso, A., Lopes, F., Guterres, R. ., Bértolo, H., Carvalhal, L., & Curado, A. (2023). Efetividade do duche terapêutico no alívio da dor no primeiro estádio do trabalho de parto. Pensar Enfermagem, 27(1), 139–146. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.280

Resumo

Introdução

A prevenção da dor e o seu controlo eficaz são enfatizados como prioridades para a humanização das unidades obstétricas. O duche terapêutico constitui uma alternativa não farmacológica fácil de implementar, cuja eficácia não tem sido reconhecida pelos enfermeiros.

Objetivo

Avaliar a efetividade do duche terapêutico no alívio da dor durante a primeira fase do trabalho de parto.

Métodos

Estudo quasi-experimental tendo como questão de investigação: será que o duche terapêutico é efetivo no alívio da dor durante a primeira fase do trabalho de parto? Foi utilizada uma amostra de conveniência (n=81) e os dados foram recolhidos em duas maternidades. A dor foi avaliada utilizando uma Escala Numérica antes da aplicação da água como padrão comparativo do nível de dor antes e depois da aplicação de água quente (imediatamente depois, 10 e 20 minutos depois). A análise dos dados foi realizada utilizando SPSS®, v.27.

Resultados

A ANOVA de medições repetidas mostrou resultados estatisticamente significativos. A análise de contraste entre a primeira e a segunda medição revelou diferenças significativas entre o nível médio de dor imediatamente após e 10 minutos após a aplicação da água. Contudo, a análise post hoc revelou que após 20 minutos, as diferenças entre as médias não eram estatisticamente significativas.

Conclusão

O duche terapêutico é eficaz na redução da dor imediatamente após e 10 minutos após a aplicação da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.