Vol. 28 N.º 1 (2024): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Instrumentos para avaliação da função e da satisfação sexual das mulheres grávidas no contexto dos cuidados de saúde pré-natais: protocolo de revisão scoping

Alexandra Tereso
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Alice Curado
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Ana Brantes
Mestrado. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Ricardo Antunes
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.

Publicado 06-02-2024

Palavras-chave

  • Grávidas,
  • Satisfação Sexual,
  • Escalas,
  • Saúde Sexual

Como Citar

Tereso, A., Curado, A., Brantes, A., & Antunes, R. (2024). Instrumentos para avaliação da função e da satisfação sexual das mulheres grávidas no contexto dos cuidados de saúde pré-natais: protocolo de revisão scoping. Pensar Enfermagem, 28(1), 6–13. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v28i1.286

Resumo

Introdução

Apesar dos receios e crenças relacionados com a função e satisfação sexual durante a gravidez, a vivência saudável da sexualidade (que não se reduz a estes aspetos, mas que os abrange) é relevante para as mulheres. A qualidade de vida está associada à função e à satisfação sexual e o efeito da gravidez nestas dimensões precisa de ser explorado de forma mais aprofundada para prevenir problemas e responder adequadamente às necessidades das mulheres.

Objetivo

Esta revisão scoping tem como objetivo mapear, na literatura científica, os instrumentos de avaliação da função sexual e da satisfação sexual das grávidas nos cuidados de saúde pré-natais.

Métodos

Para a realização deste protocolo foram utilizadas as orientações do Joanna Briggs Institute. As principais fontes de informação para efeitos de pesquisa incluem várias bases de dados, tais como MEDLINE, CINAHL, MedicLatina, Pubmed, Web of Science, Google Scholar e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Serão incluídos estudos quantitativos, qualitativos ou mistos e estudos secundários publicados em português, inglês, espanhol, francês, entre 2018 e 2023. Como critérios de inclusão serão considerados estudos referentes a instrumentos de avaliação da função e da satisfação sexual de grávidas com idade superior a 18 anos, em contexto de cuidados de saúde pré-natais [tendo como referência a mnemónica PCC- População, Conceito e Contexto]. Os títulos e resumos das citações identificadas serão analisados de forma independente e a sua elegibilidade será avaliada por dois revisores. A extração de estudos integrais e de dados potencialmente relevantes será efetuada com o apoio de um formulário. A tabela de extração apresentará os dados mapeados de forma descritiva, respondendo às questões de pesquisa. Os documentos selecionados por cada revisor serão carregados no software Covidence, para otimizar o processo de revisão sistemática e facilitar a colaboração entre revisores. Para a gestão das referências, será utilizado o software Mendeley.

Discussão

O mapeamento dos instrumentos permitirá resumir os instrumentos de avaliação válidos, fiáveis e específicos, as suas possibilidades e limitações. Estes resultados contribuirão para melhorar o acesso à informação sobre a função e a satisfação sexual durante a gravidez, facilitando a identificação de necessidades das mulheres e o planeamento de intervenções específicas de cuidados de saúde. A relevância destes resultados ajudará a orientar os profissionais de saúde e os investigadores para a utilização dos instrumentos de avaliação mais adequados nos cuidados de saúde pré-natais.

Registo de revisão sistemática

Open Science Framework - número de registo: osf.io/csg8t

Downloads

Não há dados estatísticos.