Vol. 27 N.º 1 (2023): Revista Científica Pensar Enfermagem
Cochrane Corner

Cochrane Corner - Intervenções telefónicas para apoio educacional e psicossocial a cuidadores informais

Adriana Henriques
Doutoramento. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), Faculdade de Medicina de Lisboa, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Ricardo J. O. Ferreira
Doutoramento. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Serviço de Reumatologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra. Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, um centro clínico da Unidade de Investigação para as Ciências da Saúde ramo Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Andreia Silva Costa
Doutoramento. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), Faculdade de Medicina de Lisboa, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
António Vaz Carneiro
Doutoramento. Instituto de Saúde Baseada na Evidência, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Publicado 20-10-2023

Palavras-chave

  • Cuidador Informal,
  • Telefone,
  • Telemedicina,
  • Teleenfermagem,
  • Educação para a Saúde,
  • Sistemas de Suporte Psicossocial,
  • Sobrecarga do Cuidador,
  • Qualidade de Vida
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Henriques, A., J. O. Ferreira, R., Silva Costa, A., & Vaz Carneiro, A. (2023). Cochrane Corner - Intervenções telefónicas para apoio educacional e psicossocial a cuidadores informais. Pensar Enfermagem, 27(1), 110–112. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.299

Resumo

O telefone é um meio fácil de prestação de apoio educacional e psicossocial por profissionais de saúde a cuidadores informais. Esta revisão sistemática Cochrane avaliou 21 ensaios clínicos aleatorizados, envolvendo 1.690 cuidadores e comparando a eficácia das intervenções de apoio telefónico com cuidados habituais, na prestação de apoio educacional e psicossocial. Concluiu-se existir um ligeiro benefício destas intervenções para alguns outcomes (resultados), como por exemplo, na redução da ansiedade e melhoria da preparação para cuidar. Contudo, para a maioria dos resultados avaliados, o efeito adicional da utilização de intervenções telefónicas foi pouco ou nenhum. A maior parte dos estudos possuíam elevado risco de viés e amostras reduzidas.

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