Publicado 20-10-2023
Palavras-chave
- Cuidador Informal,
- Telefone,
- Telemedicina,
- Teleenfermagem,
- Educação para a Saúde
- Sistemas de Suporte Psicossocial,
- Sobrecarga do Cuidador,
- Qualidade de Vida ...Mais
Como Citar
Direitos de Autor (c) 2023 Adriana Henriques, Ricardo J. O. Ferreira, Andreia Silva Costa, António Vaz Carneiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
O telefone é um meio fácil de prestação de apoio educacional e psicossocial por profissionais de saúde a cuidadores informais. Esta revisão sistemática Cochrane avaliou 21 ensaios clínicos aleatorizados, envolvendo 1.690 cuidadores e comparando a eficácia das intervenções de apoio telefónico com cuidados habituais, na prestação de apoio educacional e psicossocial. Concluiu-se existir um ligeiro benefício destas intervenções para alguns outcomes (resultados), como por exemplo, na redução da ansiedade e melhoria da preparação para cuidar. Contudo, para a maioria dos resultados avaliados, o efeito adicional da utilização de intervenções telefónicas foi pouco ou nenhum. A maior parte dos estudos possuíam elevado risco de viés e amostras reduzidas.