Vol. 28 N.º 1 (2024): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

TelEnfermagem na Prevenção e Controlo do Risco Vascular na Pessoa Idosa com Hipertensão Arterial: uma Revisão Scoping

Mario Rui Dias
Mestrando em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crónica. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Hospital da Luz Lisboa, Lisboa, Portugal.
Ana Ramos
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.
Idalina Delfina Gomes
Doutoramento. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal.

Publicado 12-11-2024

Palavras-chave

  • Telenfermagem,
  • Risco Cardiovascular,
  • Hipertensão Arterial,
  • Pessoa Idosa

Como Citar

Dias, M. R., Ramos, A., & Gomes, I. D. (2024). TelEnfermagem na Prevenção e Controlo do Risco Vascular na Pessoa Idosa com Hipertensão Arterial: uma Revisão Scoping . Pensar Enfermagem, 28(1), 96–103. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v28i1.324

Resumo

Introdução
O aumento global da população idosa tem gerado uma maior procura por serviços de saúde, dado que a maior longevidade contribui para o crescimento da prevalência de doenças crónicas, como a hipertensão arterial (HTA). As restrições geográficas, aliadas às limitações atuais dos serviços de saúde têm apresentado desafios significativos na acessibilidade aos cuidados, especialmente para a pessoa idosa. Várias entidades nacionais e internacionais defendem que a telenfermagem é uma ferramenta que deve ser amplamente disponibilizada pelos serviços de saúde para mitigar essas dificuldades, na medida em fomenta o atendimento, a proximidade da pessoa idosa aos cuidados de enfermagem e os resultados em saúde.

Objetivo
Mapear a evidência disponível sobre o contributo da telenfermagem para a prevenção e controlo do risco cardiovascular da pessoa idosa com HTA.

Métodos
A scoping review foi conduzida de acordo com a metodologia Joanna Briggs Institute e o PRISMA-ScR como lista de verificação complementar. As bases de dados medline, cinahl, repositório científico de acesso aberto e Google Scholar foram utilizadas para pesquisa de artigos/ documentos até maio de 2023, sem filtro temporal.

Resultados
Sete dos estudos preencheram os critérios de inclusão. Foram identificadas seis grandes dimensões das potencialidades que caracterizam a telenfermagem na pessoa idosa com HTA: controlo e prevenção do risco cardiovascular; autogestão da doença (especificamente a hipertensão arterial); melhoria da qualidade de vida; adesão terapêutica; prevenção da inércia clínica e monitorização de eventos adversos.

Conclusão
A telenfermagem contribui para a prevenção e controlo do risco cardiovascular, bem como promove uma relação de parceria com a pessoa idosa, oferecendo assistência na autogestão de seu processo de saúde e incentivando o cuidado de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.