Governança clínica através de auditoria na promoção da qualidade na prática clínica: uma revisão scoping
Publicado 18-02-2025
Palavras-chave
- Auditoria clínica,
- governação clínica,
- promoção,
- qualidade,
- prática clínica
Como Citar
Direitos de Autor (c) 2025 Sofia Bernardino, Carla Bernardino

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
Introdução
A auditoria clínica é um dos pilares da governança clínica, essencial para a segurança dos cuidados de saúde. É um instrumento fundamental de melhoria contínua ao nível das práticas clínicas e dos resultados, possibilitando a verificação da aplicação de estratégias e procedimentos que visem o aumento da segurança do utente.
Objetivo
Mapear o conhecimento e identificar os efeitos, através de revisão da literatura, da governança clínica através do processo de auditoria na promoção da qualidade na prática clínica.
Métodos
Revisão da literatura, designadamente scoping review, segundo a metodologia da Joanna Briggs Institute, e orientações PRISMA 2020 Checklist, com registo na plataforma OSF (Open Science Framework). Os estudos foram identificados pela pesquisa realizada no dia 31 de janeiro de 2024 nas bases PUBMED, EBSCO (MEDLINE Complete, Cochrane Library Plus e CINAHL Plus With Full Text), SCOPUS, Web of Science e literatura cinzenta RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) usando descritores e termos livres em português, inglês, espanhol e francês, a partir de 1998. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância do estudo com extração de dados e síntese entre março e maio de 2024.
Resultados
Inicialmente foram obtidos 70 artigos, sendo posteriormente eliminados 14 artigos por se encontrarem duplicados. Foram analisados 56 artigos, tendo sido excluídos 37 por não cumprirem os critérios de inclusão e 7 por inacesso ao artigo na íntegra. Analisados de forma integral 19 artigos. No final, foram incluídos 9 artigos no artigo de revisão, tendo sido excluídos três artigos por elegibilidade. Os efeitos da governança clínica na promoção da qualidade na prática clínica através do processo de auditoria identificados foram o acesso à qualidade de cuidados, garantia da segurança dos utentes, responsabilidade e responsabilização coletivas. Por sua vez, as principais falhas identificadas foram a ausência de uma cultura enraizada, falta de formação dos auditores e quebra no ciclo de auditoria.
Conclusão
A auditoria clínica é uma mais-valia no processo de governança clínica, pelo que, a sua prática de forma sistemática, promove o aumento da efetividade clínica, da gestão do risco, do desenvolvimento profissional, assim como, da transparência face à divulgação dos resultados obtidos, assegurando os padrões de prática profissional, promovendo a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Desempenha um papel essencial na garantia de adesão aos regulamentos e padrões legais, minimizando os riscos legais e financeiros, promovendo uma gestão clínica pautada pela responsabilidade e transparência. Este aspeto é vital para manter a confiança dos utentes e a credibilidade das instituições perante órgãos reguladores e a sociedade como um todo, garantindo que as práticas de saúde estejam sempre em conformidade com as exigências legais e éticas.