A consulta telefónica como intervenção de enfermagem ao doente e família com dor crónica, numa unidade de dor
Publicado 04-07-2010
Palavras-chave
- comunicação em saúde,
- consulta telefónica,
- continuidade de cuidados,
- dor crónica,
- intervenção em enfermagem
Como Citar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
A comunicação por telefone surge como recurso de aproximação e qualidade de atendimento ao doente/família pela equipa de saúde, numa área subjectiva como é o alívio do sofrimento e controlo da dor crónica.
O objectivo do estudo foi compreender o processo de cuidados implícito na consulta telefónica ao doente/família com dor crónica na Unidade Dor, do Hospital Garcia de Orta com vista a incrementar novas medidas favorecedoras da tomada de decisão da equipa de saúde.
A metodologia do estudo reveste-se das características de estudo de caso. Os dados obtiveram-se através de análise de registos das consultas telefónicas, observação participante e entrevistas formais às 4 enfermeiras, 103 doentes e familiares, e informais a 3 médicos.
Os resultados obtidos permitem conhecer o nível de satisfação dos doentes e famílias bem como os principais motivos que impulsionam os doentes a telefonar para a Unidade de Dor que são: a gestão do regime terapêutico e os problemas decorrentes da doença ou da terapêutica.
Conclui-se que a consulta telefónica é referida como um recurso importante para o doente/família, sendo salientado o nível de exigência intrínseco ao processo de cuidados num tipo de interacção não presencial. Esta exigência situa-se na articulação do circuito informativo virtual entre o doente, a enfermeira e o médico e o retorno da informação ao doente.
* Artigo baseado na dissertação de mestrado em Comunicação em Saúde da Universidade Aberta em 2010.