Vol. 14 N.º 2 (2010): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos de revisão

Realidade virtual no controlo da dor e do distress associados a procedimentos dolorosos em crianças e adolescentes: meta análise

Maria José de Góis Paixão
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Publicado 30-12-2010

Palavras-chave

  • realidade virtual,
  • estratégia de distracção,
  • dor,
  • distress,
  • criança,
  • adolescente,
  • meta análise
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

de Góis Paixão, M. J. . (2010). Realidade virtual no controlo da dor e do distress associados a procedimentos dolorosos em crianças e adolescentes: meta análise. Pensar Enfermagem, 14(2), 2–18. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v14i2.41

Resumo

A distracção é frequentemente utilizada como estratégia de coping para a gestão do stress e da dor inerentes a procedimentos de saúde. É prática dos cuidados de enfermagem a utilização de diferentes tipos de distracção em função da idade, gostos e preferências das crianças. Trabalhos recentes de investigação têm estudado a realidade virtual como uma nova estratégia de distracção, e as conclusões sugerem maior efeito analgésico que outras modalidades de distracção.

O presente estudo efectua uma revisão sistemática da literatura, com meta análise, para avaliar a eficácia da realidade virtual como estratégia de distracção em crianças e adolescentes submetidos a procedimentos dolorosos.

Os estudos seleccionados incluíram crianças e adolescentes com idades entre os 5 anos e os 19 anos, submetidos a procedimentos dolorosos. Elegeram-se apenas ensaios clínicos com amostras aleatórias, com um mínimo de 5 participantes em cada estudo.

A qualidade dos ensaios clínicos foi avaliada através da Oxford Quality Scale. Todas as análises utilizaram diferenças entre as médias (MD), com intervalos de confiança (CI) de 95%, calculadas através da aplicação informática Review Manager.

Foram incluídos 5 ensaios clínicos com um total de 136 participantes. No seu conjunto estes estudos incluíram 70 tratamentos experimentais e 66 tratamentos de controlo. O contexto de utilização mais estudado foi a oncologia em situação de punção lombar e punção subcutânea para acesso a cateter central pré-implantado. Os restantes contextos de utilização incluíram queimados, durante a mudança de penso, e exames complementares de diagnóstico para punção venosa periférica.

Os resultados desta meta análise afirmam a eficácia da distracção com realidade virtual na gestão da dor e do distress em crianças e adolescentes submetidos a procedimentos médicos invasivos e dolorosos. Contudo, é necessário continuar a investigar esta intervenção no sentido de fortalecer estes resultados de forma ainda mais consistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.