Vol. 15 N.º 1 (2011): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Os cuidados paliativos no âmbito dos cuidados de saúde primários: as intervenções dos enfermeiros*

Sandra da Conceição Coelho de Carvalho
Unidade de Saúde Familiar Vale do Âncora
Maria Antónia Rebelo Botelho
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Publicado 09-07-2011

Palavras-chave

  • cuidados paliativos,
  • cuidados primários,
  • intervenção do enfermeiro

Como Citar

Coelho de Carvalho, S. da C., & Rebelo Botelho, M. A. . (2011). Os cuidados paliativos no âmbito dos cuidados de saúde primários: as intervenções dos enfermeiros*. Pensar Enfermagem, 15(1), 2–24. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v15i1.49

Resumo

Estando em curso a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários e anunciando-se para breve a entrada em funcionamento de Unidades de Cuidados Paliativos de Nível I e II, tornou-se pertinente compreender como é que os enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários respondem às necessidades da pessoa em sofrimento intenso na fase final de vida, no sentido que daí possa resultar não só uma melhor adequação dos recursos às necessidades, mas também um incremento positivo na qualidade das respostas.

Como contribuição para atingir essa meta, foi projectada uma investigação de carácter exploratório - descritivo, com uma abordagem qualitativa, usando como técnica de recolha de dados a entrevista semi-estruturada. Neste artigo, de entre os diferentes objectivos específicos orientadores do respectivo estudo, restringimo-nos à identificação das acções paliativas que os referidos enfermeiros prestam aos utentes nas condições indicadas e à análise das suas percepções relativas aos cuidados prestados e aos resultados obtidos nesse âmbito.

Dos achados do estudo depreende-se que, na situação actual, o Centro de Saúde a que pertencem os enfermeiros envolvidos no estudo não lhes possibilita responderem de forma adequada e completa à multiplicidade e complexidade das necessidades com que se deparam.

 

* Este artigo retoma parte da tese de mestrado da 1.ª autora, apresentada no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto e orientada pela outra autora. A respectiva tese foi defendida em Julho de 2010, com o título O Enfermeiro dos Cuidados de Saúde Primários perante as Necessidades da Pessoa em Sofrimento Intenso na Fase Final de Vida: O Quotidiano dos Cuidados de Enfermagem no Distrito de Viana do Castelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.