Vol. 12 N.º 2 (2008): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

A Caracterização de Contextos como Prática de Autoformação do Investigador:: Da realidade factual à dimensão teleológica da investigação

Luís Marques Barbosa
Universidade de Évora
Carla Pereira Lopes
Universidade de Évora

Publicado 01-12-2008

Palavras-chave

  • metodologias qualitativas,
  • investigação-acção,
  • investigação-acção/formação,
  • grounded theory,
  • análise da acção educativa

Como Citar

Marques Barbosa, L. ., Pereira Lopes, C. ., & Serrano, J. M. . (2008). A Caracterização de Contextos como Prática de Autoformação do Investigador:: Da realidade factual à dimensão teleológica da investigação. Pensar Enfermagem, 12(2), 24–34. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v12i2.5

Resumo

A problemática que se desenvolve neste texto procura responder a duas necessidades. Primeira: alargar o conceito de “Investigação-Acção” para “investigação-Acção/Formação”. Segunda: demonstrar que a extensibilidade anterior pode ser conseguida ao criar-se um regime de complementaridade metodológica entre a Investigação-Acção/Formação e certos
procedimentos típicos da Grounded Theory.

Porquê porém as preocupações anteriores? Porque o carácter auto-formativo da InvestigaçãoAcção é demasiado interveniente nas decisões de pesquisa, sem que disso muitas vezes se tenha a noção, e porque a subjectividade que os investigadores colam às práticas de inferenciação com que desenvolvem as suas metodologias não garante justas leituras do real.

Recorrendo à análise de um processo de investigação em curso procura demonstrar-se: primeiro que efectivamente quem investiga e age impõe, a si e aos actores com quem trabalha, um processo formativo que interfere com a adequada leitura da realidade que se analisa; segundo, que o recurso às técnicas hermenêuticas de analisar os dados seguidas nas metodologias da Grounded Theory aligeiram os processos formativos anteriores e colocam os investigadores mais perto da efectiva realidade.

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