Publicado 30-12-2013
Palavras-chave
- história oral,
- metodologia,
- história de enfermagem
Como Citar
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
A História Oral tem a sua origem no movimento da História Nova em meados do século XX. Desde o seu aparecimento tem gerado discussão entre os investigadores que questionam se esta pode ser considerada metodologia, técnica, fonte de saber ou disciplina. No entanto, como método de investigação tem vindo a ganhar importância, vencendo as resistências da historiografia tradicional.
Segundo Thompson a História Oral é uma história construída acerca das pessoas, em que através da oralidade é possível a transmissão de conhecimentos da memória humana, sendo esta fundamental para a compreensão do passado mais recente. Este artigo pretende fazer uma reflexão teórico-metodológica acerca da História Oral e perceber as aproximações, os limites e as possibilidades do seu uso na produção de conhecimento, nomeadamente na história de Enfermagem. Foi elaborada uma revisão da literatura baseada nos principais referenciais teóricos na área da História Oral. Os seguidores da História Nova defendem a História Oral como metodologia, tendo por base um projeto orientador da pesquisa. Este método implica ter em conta a sua especificidade relativamente à seleção dos participantes, à colheita de dados (preparação, realização e gravação da entrevista), e à análise e (re)
construção da narrativa, tendo ainda em consideração as suas limitações e considerações éticas. Através da História Oral podemos produzir conhecimento sobre os enfermeiros, sobre as pessoas de quem se cuida, sobre o quotidiano da profissão e sobre a própria disciplina de enfermagem. Concluimos que a conceção de História Oral como metodologia de pesquisa é adequada para a pesquisa em enfermagem e pode ser utilizada pelos enfermeiros interessados em procurar na experiência dos indivíduos informações ainda
não documentadas, capazes de orientar para a melhoria da prática dos cuidados em enfermagem no futuro.