Vol. 17 N.º 2 (2013): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Desafios da investigação da história da Enfermagem: da sua visibilidade no ensino*

Ana Paula Gato
Professora Adjunta, Mestre - Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
Lucília Nunes
Professora Coordenadora, Doutora - Investigadora ui&de Escola Superior de Saúde

Publicado 30-12-2013

Palavras-chave

  • plano de estudos,
  • licenciatura em enfermagem,
  • ensino da história de enfermagem

Como Citar

Gato, A. P., & Nunes, L. (2013). Desafios da investigação da história da Enfermagem: da sua visibilidade no ensino*. Pensar Enfermagem, 17(2), 26–34. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v17i2.81

Resumo

Se o passado se constitui como contributo decisivo tanto para a construção da identidade profissional dos enfermeiros, como para o desenvolvimento da disciplina de Enfermagem, entendemos a sua disseminação e ensino como formas de valorização e explicitação disciplinar. Estes emergem como verdadeiro desafio na relação entre investigar e ensinar. Consideramos pois pertinente a investigação sobre o ensino da História de Enfermagem em Portugal. Desenvolve-se um estudo em torno desta problemática com os seguintes objetivos: a) mapear a existência e os contornos do ensino da História de Enfermagem em Portugal, enquanto unidade
curricular autónoma; b) analisar as tendências epistemológicas do ensino da História de Enfermagem. A recolha de dados foi feita a partir da consulta dos planos de estudo do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), aprovados em Diário da República. Procedemos a análise documental dos planos de estudo e orientações disciplinares relativas a estes, quando disponíveis. Considerou-se para este estudo a categorização para o tipo de instituição, pública (instituição do Estado) e privada (instituição pertencente a entidades particulares, concordatária ou cooperativas).Considerou-se, no caso de instituições com o mesmo plano de estudos em diferentes escolas, um plano. Assim, em fevereiro de 2013, existiam 41 cursos de Licenciatura em Enfermagem, representando 34 planos de estudos. Destes 34, 23,5% [8] apresentam uma unidade curricular de História singularizada e 76,4% [26]
não têm a expressão “História” na designação da unidade curricular. Dos planos de estudo que têm unidade curricular designada com “História de Enfermagem”, 62,5% [5] pertencem a instituições públicas e 37,5% [3] a instituições privadas (sendo que um plano se replica em duas escolas da mesma instituição). As designações são: “História de Enfermagem” [3 casos], “História e Epistemologia de Enfermagem” [3 casos], “História e Fundamentos de Enfermagem (I e II)” [1 caso] e “História de Enfermagem e Assistência” [1 caso]. Os Planos de Estudo dos CLE cumprem determinados requisitos, em conformidade com a sua regulamentação. Verificada a Diretiva e a respetiva transposição para a legislação nacional (Lei 9/2009 de 4 de março), a História de
Enfermagem não faz parte das matérias obrigatórias de ensino teórico. Trata-se, assim, de uma opção de conceção curricular da instituição de ensino.

 

* Comunicação ao I Simpósio Internacional de Investigação de História de Enfermagem. “Percursos e desafios da investigação da história da enfermagem”, Lisboa. 29 e 30 de maio, 2013.

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