Vol. 13 N.º 1 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem
Artigos originais

Ensino de Enfermagem: perspectivas de desenvolvimento*

José Amendoeira
Escola Superior de Saúde de Santarém

Publicado 01-07-2009

Palavras-chave

  • enfermagem,
  • ensino,
  • Modelo Transicional,
  • Processo de Bolonha

Como Citar

Amendoeira, J. . (2009). Ensino de Enfermagem: perspectivas de desenvolvimento*. Pensar Enfermagem, 13(1), 2–12. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i1.20

Resumo

O Ensino de enfermagem vive na actualidade um dos períodos do seu processo evolutivo onde o debate se impõe de forma profunda, mobilizando os actores, os contextos e os saberes ao longo das diferentes épocas numa abordagem que é suportada em dois pressupostos organizadores: 

1 - Um, em que reflectimos numa perspectiva sócio-histórica sobre a evolução da educação em enfermagem em Portugal, por referência à segunda metade do século XX e início do século XXI, reportando-nos essencialmente a um conjunto de factos que caracterizam a década de 90 e o início do século XXI.

2 - Outro, em que consideramos de forma integrada, este período como um espaço transicional de análise, que nos permite reflectir sobre se, na actualidade o ensino de enfermagem vive uma mudança de paradigma ou se estamos perante um paradigma em transição. Posicionamo-nos manifestamente na segunda perspectiva.

Recorremos ao modelo transicional, como metodologia de análise sócio-histórica do fenómeno.

Finalizaremos partilhando alguns aspectos para reflexão, no âmbito das perspectivas de desenvolvimento do ensino de enfermagem, mobilizando para o efeito os constrangimentos advenientes essencialmente das incertezas com que o presente e o futuro se nos apresenta.

 

* Artigo baseado na conferência proferida no dia 5 de Dezembro de 2008, no âmbito das Comemorações do dia da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

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