Publicado 30-12-2014
Palavras-chave
- História da enfermagem,
- ensino da enfermagem,
- escolas de enfermagem,
- Escola Técnica de Enfermeiras
Como Citar
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Resumo
Este artigo trata da Escola Técnica de Enfermeiras do Instituto Português de Oncologia, fundada em Lisboa em 1940, a qual tinha como finalidade a formação de enfermeiras polivalentes, isto é, capazes de exercer a sua profissão tanto nas instituições hospitalares como na comunidade, junto das famílias e indivíduos que aí residiam. Com esta apresentação pretendo discutir como surgiu e evoluiu esta Escola, e identificar como procurou influenciar o ensino da Enfermagem e a sua prática a nível nacional e internacional. O âmbito cronológico está compreendido entre 1940 e 1968. A metodologia seguida incluiu a recolha de informação no arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Pólo Francisco Gentil; na biblioteca do Instituto Português de Oncologia; no Arquivo Histórico do Ministério da Educação, no arquivo da Direção Geral de Saúde, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo,
na Biblioteca Nacional e no Arquivo da Fundação Rockfeller em Tarrytown, Nova Iorque, entre outros; a caracterização das fontes e a análise da documentação, seu tratamento heurístico e hermenêutico. Como referências bibliográficas foram utilizadas obras de Magalhães (2004), Nóvoa (1995), Viñao Frago (2007) e Corrêa (2002) e ainda fontes documentais como o artigo de Diniz (1953) e a obra publicada pelo Committee on Curriculum of the National League of Nursing Education (1938). Verifica-se que a Escola, fundada em 1940, foi planeada a partir de 1935 com a colaboração da Fundação Rockefeller. Os primeiros tempos (consolidação) correspondem ao período que decorreu entre 1940 e 1946. Seguiu-se uma fase de afirmação (1946-1954). Este processo culminou com uma fase de apogeu e abertura desta instituição educativa de enfermagem ao país e ao mundo (1954-1968). A partir de 1968 por motivos da legislação promulgada na segunda metade da década de 1960, a qual melhorou a forma como o ensino de enfermagem era realizado nas instituições educativas dependentes do Ministério da Saúde, ela perdeu a importância que tinha tido como Escola modelo. Por fim, confirma-se o relevante valor documental e patrimonial do Fundo Documental e Museológico de
uma instituição educativa cujo lema foi “aprender para ensinar” ao qual eu acrescento “e profissionalizar”.