Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O artigo submetido é original e não foi submetido à publicação em qualquer outra revista, em parte ou na sua totalidade. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O artigo submetido cumpre as normas da revista de acordo com os critérios de autoria abaixo descritos.

Instruções para Autores

Recomenda-se a leitura destas orientações, bem como das orientações específicas para cada tipo de artigo.

1. Política Editorial

   1.1 Política de revisão por peritos

   1.2 Processo Editorial

   1.3 Autoria

   1.4 Agradecimentos

   1.5 Conflito de interesses e Financiamento

   1.6 Ética de investigação

     1.6.1 Consentimento de participantes no estudo

2. Política de Publicação

   2.1 Ética de Publicação

     2.1.1 Plágio

     2.1.2 Publicação prévia

     2.1.3 Gestão de reclamações

   2.2 Contrato de publicação

   2.3 Acesso aberto e Arquivo

3. Preparação do artigo para submissão

   3.1 Estrutura e Formatação

     3.1.1 Tabelas

     3.1.2 Imagens

     3.1.3 Abreviaturas e Siglas

     3.1.4 Orientações para a Página de Título

     3.1.5 Tipo de Artigos

   3.2 Estilo de Referenciação

   3.3 Serviço de tradução e revisão linguística

4. Submissão do artigo

   4.1 ORCID

   4.2 Informação requerida para completar a submissão

   4.3 Permissões

   4.4 Informação sobre custos de publicação

5. Aceitação e Publicação

   5.1 Edição

   5.2 Publicação Online

   5.3 Disseminação do artigo

6. Outras Informações

 

1.Política Editorial

1.1 Política de revisão por pares

A Pensar Enfermagem utiliza o sistema de revisão double-blind (o revisor não conhece a identidade do autor e vice-versa). 

As submissões internas, ou seja, trabalhos de autoria de membros da ESEL, Editores ou membros do Conselho Editorial da revista, serão enviadas a revisores não afiliados ao autor ou instituição e cuidadosamente monitorizadas para garantir que não haja viés de revisão por pares.

Esta revista está comprometida em assegurar a integridade no processo de revisão por pares. Deste modo, todos os revisores devem cumprir as COPE’s Ethical Guidelines for Peer Reviewers, respeitando a confidencialidade da revisão e não divulgando quaisquer detalhes de um manuscrito ou comunicações relacionadas, durante ou após o processo de revisão por pares, e, ainda, dos que são publicados na revista.

1.2 Processo Editorial

A Pensar Enfermagem está comprometida na garantia da integridade e transparência de todo o processo editorial. Por favor, consultar o Fluxo Editorial.

Descrição dos Procedimentos Editoriais e  do Processo de Revisão por Pares

Verificações iniciais

Todos os manuscritos submetidos à revista serão verificados para determinar se estão devidamente preparados e se seguem as políticas editoriais e éticas da revista. Os manuscritos que não se enquadrarem na política editorial e de ética da revista ou não cumprirem as normas da revista serão devolvidos aos autores para revisão e nova submissão.

Após estas verificações, o manuscrito vai ao editor-chefe/editor-adjunto para determinar se o manuscrito se enquadra no âmbito da revista e se é cientificamente consistente. Nesta fase, não será feito qualquer julgamento sobre o potencial impacto do artigo. As decisões de rejeição nesta fase serão verificadas pelo Editor-Chefe.

Revisão por pares

Uma vez que um manuscrito passe as verificações iniciais, será atribuído a pelo menos dois peritos independentes para revisão pelos pares. É aplicada uma revisão dupla cega, em que as identidades dos autores são desconhecidas dos revisores. Os comentários de revisão pelos pares são confidenciais.

No caso de submissões de forma regular, o editor-chefe convidará peritos. Estes peritos podem também incluir membros do Conselho Editorial como editores associados da Revista Pensar Enfermagem. Os revisores não devem ter publicado com nenhum dos co-autores durante os últimos três anos e não devem atualmente trabalhar com os co-autores.

Decisão editorial e revisão

Todos os artigos publicados na revista Pensar Enfermagem passam pelo processo de revisão por pares e recebem pelo menos duas revisões. O Editor-chefe/editores adjuntos comunicarão a decisão, que será uma das seguintes:

  • Aceite: O artigo é aceite, sem revisão.
  • Revisão Minor: O artigo é, em princípio, aceite após revisão, com base nos comentários do revisor. Os autores dispõem de 7 dias para revisões pontuais.
  • Revisão Major: A aceitação do manuscrito dependerá das revisões. Normalmente são fornecidas no máximo duas rondas de revisões substanciais por manuscrito. Será pedido aos autores que voltem a submeter o artigo revisto dentro de 14 dias, e a versão revista será devolvida ao revisor para comentários adicionais.
  • Rejeitado: O artigo tem graves falhas, por exemplo, estruturais, e/ou não dá qualquer contribuição original significativa. 

Todos os comentários dos revisores devem ser respondidos de forma pontual. Quando os autores discordam de um revisor, podem dar uma resposta clara (Rebuttal Letter).

Assim que o artigo for aceite, o bibliotecário irá rever as normas de Vancouver. Depois, os autores serão contactados para realizar a tradução / revisão linguística do artigo. O artigo regressa à redação para continuar o processo de edição. Depois disso, regressa aos autores para uma revisão final. São concedidos 4 dias aos autores para revisões finais. Após os ajustes finais no processo de edição, o artigo será publicado online-rolling-pass.

1.3 Autoria

A Revista Pensar Enfermagem recomenda que, na perspetiva de atribuição de responsabilidade, atribuição de crédito ao trabalho intelectual e, para assegurar transparência, os autores sigam as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), que determina que os créditos de autoria de um artigo devem ser baseados cumulativamente nos seguintes critérios:

  1. Ter um contributo significativo para a conceção do estudo, recolha ou análise e interpretação de dados. 
  2. Escrever a proposta de artigo ou realizar a revisão com um contributo intelectual importante. 
  3. Aprovar a versão final a ser publicada.
  4. Responsabilizar-se por todos os aspetos do trabalho, garantindo que questões relacionadas com a precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas. 

Os autores têm que cumprir todos os critérios. Todas as pessoas que tenham feito um contributo, mas que, não cumpram os 4 critérios devem ser reconhecidos, ocorrendo normalmente por contributo para aquisição de grau académico, por afiliação empresarial ou por alguma contribuição específica. 

A revista aceita artigos até um máximo de 7 autores. Cabendo ao autor que submete o trabalho, apresentar ao Editor-Chefe, a necessidade e justificação de incluir mais autores.  Se se tratar de um artigo de revisão deve ter no mínimo dois autores.

1.4 Agradecimentos

Qualquer pessoa que contribua para o artigo, mas que não cumpra os 4 critérios de autoria deve ser reconhecida na secção de agradecimentos. Habitualmente são contribuições puramente técnicas, afiliação empresarial ou outra contribuição específica.

 Os agradecimentos devem apenas figurar na página de título, separadamente do texto principal, de modo a garantir a revisão anónima.

1.5  Conflito de interesses e Financiamento

O conflito de interesses e o financiamento devem ser declarados.

A confiança pública no processo científico e a credibilidade dos artigos publicados dependem da transparência das relações e atividades dos autores direta ou indiretamente relacionadas com o trabalho, durante o planeamento, implementação, redação, revisão por pares, edição e publicação de trabalho científico. 

Os autores devem deixar explícito no artigo que, perante a existência de conflito de interesses, estes são tornados públicos no artigo. Devem ser seguidas as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)

Por favor, preencher e enviar o formulário disponibilizado - Declaração de conflito de interesses  ICMJE Form for Disclosure of Potential Conflicts of Interest).

Se não houver conflito, indique que "O/A(s) autor(es/as) declara(m) que não há conflito de interesses".

Na situação de conflito de interesses não declarados num artigo publicado, seguimos as recomendações do COPE(Committee on Publication Ethics) .

A Pensar Enfermagem pretende que todos os autores reconheçam a existência de  financiamento ou, na ausência de qualquer apoio, declarem que “Esta pesquisa não recebeu financiamento específico de dos setores público, comercial ou de setores sem fins lucrativos.

A Pensar Enfermagem, respeitando a sua autonomia e independência, poderá assumir patrocínios institucionais, ao abrigo de protocolos estabelecidos com a ESEL. Para efeitos de rigor e transparência não se aceitam recursos provenientes de publicidade, comerciais
ou de fontes com conflitos de interesse.

1.6 Ética de investigação

Todos os artigos que relatam estudos com humanos devem referir se obtiveram parecer de uma Comissão de Ética. Indique o nome completo e a instituição da Comissão de Ética, bem como o número de referência do do parecer.

Este tipo de pesquisas devem evidenciar que foram conduzidas mediante um alto padrão ético.

Estudos com humanos que possam ser interpretados como experimentais (por exemplo, ensaios controlados) devem estar em conformidade com a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial e os manuscritos devem incluir uma declaração de que o protocolo de pesquisa foi aprovado pela Comissão de Ética devida. De acordo com a Declaração de Helsínquia de 1975, revista em Hong Kong, em 1989, incentivamos os autores a registrar seus ensaios clínicos (em  Home - ClinicalTrials.gov) ou outros bancos de dados adequados identificados pelo ICMJE. Se o ensaio foi registado, indique essa informação na página de título.

1.6.1 Consentimento dos participantes no estudo

Os detalhes de identificação de indivíduos ou organizações devem ser omitidos se não forem essenciais. O consentimento informado deve ser obtido e deve ser indicado no artigo submetido.

 

2. Política de Publicação

2.1 Ética da Publicação

A Pensar Enfermagem tem o compromisso de zelar pela integridade do arquivo académico. Recomendamos consultar o Committee on Publication Ethics’ International Standards for Authors. 

2.1.1 Plágio

A Pensar Enfermagem protege os direitos dos autores e apura alegações de plágio ou uso indevido dos artigos publicados. Também procuramos proteger a reputação da revista contra más práticas. Os artigos enviados podem ser verificados com software de verificação de duplicação. Seguimos as COPE’s guidelines e incentivamos os autores a lê-las e aplicá-las em todas as etapas de pesquisa.

Como membros da Crossref, utilizamos o serviço Similarity Check como primeira avaliação e, durante a revisão, serão realizadas outras verificações.

Em caso de plágio, informamos os autores e reservamos o direito de tomar providências para publicar uma errata ou  corrigendum  (correção), e solicitar uma investigação à instituição de afiliação dos autores.

2.1.2 Publicação prévia

Se o material já foi publicado anteriormente, geralmente não é aceite para publicação na revista Pensar Enfermagem. No entanto, existem certas circunstâncias em que o material publicado anteriormente pode ser considerado para republicação. Por favor, entre em contacto com o Editor-Chefe em caso de dúvida.

2.1.3 Gestão de reclamações

A Revista Pensar Enfermagem adere às diretrizes relativas à má conduta e retratações do Committee for Publication Ethics (COPE), seguindo os processos estabelecidos no seu fluxograma (COPE’s flowcharts). Todas as alegações éticas são consideradas, sendo responsabilidade da Revista manter a integridade do registo científico, na medida do possível.

A relação com os autores baseia-se na confiança e publica-se o material submetido no âmbito da boa-fé. Contudo, se uma possível violação dos princípios éticos for trazida ao nosso conhecimento, segue-se as diretrizes da COPE sobre a resposta a denunciantes (COPE guidelines on responding to whistle-blowers), o que inclui a proteção do seu anonimato.

Por favor, considere que a Revista Pensar Enfermagem tem o direito de:

- Contactar a instituição empregadora de um autor relativamente a alegações de má conduta ou responsáveis pela investigação e por último informar entidades responsáveis como as ordens profissionais. Durante todo o processo de averiguação, o processo de revisão ou publicação será suspenso;

- Solicitar a prova de identidade nos casos em que haja suspeita ou alegação de roubo de identidade;

- Solicitar o acesso aos dados em bruto relacionados com qualquer manuscrito, em apreciação ou publicado, em qualquer altura;

- Emitir uma expressão de preocupação sobre um artigo que seja objeto de uma investigação em curso, sempre que não haja possibilidade de resolver rapidamente a situação ou quando estiver envolvida uma terceira parte;

- Retirar um artigo aceite ou publicado, sujeito a uma investigação completa, que se verifique ter violado a licença de publicação da Revista e/ou que cumpra os critérios COPE para a retirada de artigos;

- Rejeitar ou rescindir a aceitação de artigo, nos casos em que se suspeite de violação ética com um trabalho não publicado, durante o processo de revisão;

- Não trabalhar com quem seja abusivo para com os funcionários, autores, revisores ou editores da Revista.

Para comunicar quaisquer preocupações relacionadas com uma potencial má conduta, por favor contacte o secretariado editorial da revista.

2.2 Contrato de publicação

Após a aceitação do artigo para publicação, este é publicado segundo a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite que qualquer utilizador leia, descarregue, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.

Os autores retêm os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.

2.3 Acesso aberto e Arquivo

A Pensar Enfermagem oferece publicação de acesso aberto sob os termos Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) e arquivo via Plataforma OJS/PKP-LOCKSS. Após publicação, os autores podem compartilhar seus artigos em repositórios académicos ou de pesquisa com a devida referência à Pensar Enfermagem.

A Pensar Enfermagem cumpre a definição de acesso aberto do DOAJ (https://doaj.org/apply/transparency/). O texto integral de todos os conteúdos está disponível gratuitamente e em acesso aberto, sem demora, para qualquer pessoa. Não há período de embargo. Não é exigido o registo do utilizador para ler os conteúdos.

A Revista Pensar Enfermagem está empenhada em promover a abertura, transparência e reprodutibilidade da pesquisa. Incentiva-se que os dados de pesquisa sejam geridos de acordo com os princípios FAIR, garantindo que sejam localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Todos os trabalhos devem conter uma metodologia detalhada o suficiente para que, alguém da área, possa reproduzir os métodos. Incentiva-se os autores a tornar os seus dados o mais disponíveis possível através de um dos seguintes métodos:

Dados disponíveis em acesso aberto em um repositório público que emite conjuntos de dados com DOIs – Os dados que suportam as descobertas deste estudo deverão ser disponibilizados através da indicação do nome do repositório, http://doi.org/[doi], ou número de referência.

Dados disponíveis abertamente em um repositório público que não emite DOIs – Os dados que suportam as conclusões deste estudo deverão ser disponibilizados através da indicação do nome do repositório, URL, ou número de referência.

Dados derivados de recursos de domínio público – Os dados que suportam as conclusões deste estudo deverão ser disponibilizados através da indicação do nome do repositório, URL/DOI, número de referência, ou domínio público.

Embargo de dados devido a restrições comerciais – Os dados que apoiam os resultados deverão ser disponibilizados através da indicação do nome do repositório e URL/DOI após o período determinado para a comercialização dos resultados da investigação.

Dados disponíveis a pedido devido a restrições éticas/privacidade – Os dados que suportam os resultados deste estudo deverão ser disponibilizados a pedido do autor correspondente. Os dados não estão disponíveis publicamente devido a privacidade ou restrições éticas.

Dados sujeitos a restrições de terceiros – Os dados que suportam as conclusões deste estudo serão disponibilizados por terceiros ou em URL, com permissão do terceiro.

Dados disponíveis mediante solicitação dos autores – Os dados que apoiam as descobertas deste estudo estão disponíveis pelo autor correspondente, mediante solicitação fundamentada.

Compartilhamento de dados não aplicável – Não existem dados novos. O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo.

O autor escolhe não compartilhar dados – Os dados da pesquisa não serão compartilhados.

Dados disponíveis no material suplementar do artigo – Os dados que suportam os resultados deste estudo estarão disponíveis no material suplementar deste artigo.

Compartilhamento de dados não aplicável – O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum conjunto de dados foi gerado ou analisado durante o estudo atual.

A disponibilização de dados de natureza pessoal deverá ser efetuada em conformidade com os regras definidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

3. Preparação do artigo para submissão

Recomenda-se a leitura destas orientações, bem como das orientações específicas para cada tipo de artigo. Os manuscritos que não estejam em conformidade com as orientações serão devolvidos.

Previamente à submissão, os autores devem ter em atenção as normas da Revista e preencher a lista de verificação para os diferentes tipos de artigos. 

Documentos a submeter:

  • Página de título
  • Artigo em formato editável (word)
  • Figuras (PNG) (não incluídas no artigo)
  • Lista de verificação - consoante o tipo de artigo
  • Comprovativo da autorização de uma comissão de ética (se aplicável)
  • Declaração de conflito de interesses disponível em: http://www.icmje.org/disclosure-of-interest/ 

Procedimento para revisão double blind: não inclua no artigo informações que identifiquem o/ os autor/es, agradecimentos ou menção a conflito de interesses. Serão introduzidos no artigo depois de aceite para publicação.

Na submissão será pedido que declare: 

  • A originalidade do artigo submetido;
  • A não submissão/publicação a qualquer outra revista, capítulo de livro, entre outros; 
  • A responsabilidade dos autores pelo trabalho submetido;
  • A existência de autorização institucional onde se realizou o estudo (se aplicável).

A revista aceita submissões de artigos em português e/ou em inglês. A revista publica todos os artigos em português e inglês.

3.1 Estrutura e Formatação

  • O artigo deve ser submetido em formato Word, através do preenchimento do template disponibilizado pela revista (descarregue aqui - Texto do artigo)
  • O artigo deve ser submetido com uma página de título separada do documento principal. 
  • O artigo não deve exceder o número estipulado de palavras. Para artigos originais/revisão/teóricos não deve exceder 6000 palavras (excluindo resumo, imagens, tabelas/quadros e referências bibliográficas).
  • Os artigos devem ser submetidos em letra Garamond tamanho 10, e seguindo a estrutura dos templates no que se refere às margens, colunas, com linhas de página numeradas e paginação. 
  • Número de tabelas/figuras (máximo 6).
  • As tabelas, quadros e figuras, inseridas no corpo de texto ou em ficheiro separado, devem ser elaboradas com a orientação vertical.
  • Imagens  em formato PNG, em ficheiro separado.
  • Material suplementar de acesso aos dados, relevantes para a compreensão do estudo, pode ser submetido ou fornecido acesso à sua consulta.

3.1.1 Tabelas

As tabelas fornecem informações com detalhe e precisão. Devem ser fornecidas em formato editável, não coladas como imagens (podem ser inseridas no artigo ou em ficheiro à parte).

Todas as abreviaturas e símbolos devem ser explicitadas em notas de rodapé. Os símbolos *, **, *** devem ser reservados para valores p. Medidas estatísticas como desvio padrão (DP) devem ser identificadas nos cabeçalhos.

Se uma tabela foi publicada anteriormente, é da responsabilidade do autor reconhecer a fonte original e enviar a permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para reproduzi-la.

O título da tabela e a sua numeração (que deve ser árabe e sequencial pela ordem que aparece no texto) devem ser colocados antes da tabela. A legenda e a fonte devem aparecer abaixo da tabela.

O texto das tabelas deve ser estilo Garamond, tamanho 8.

3.1.2 Figuras

Uma ampla variedade de formatos, tamanhos e resoluções são aceites, contudo os autores devem enviar as figuras na mais alta qualidade possível (formato PNG). As figuras devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que foram citadas no texto. 

Se uma figura foi publicada anteriormente, é da responsabilidade do autor reconhecer a fonte original e enviar a permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para reproduzi-la. A permissão é necessária independentemente da autoria ou editora, exceto para documentos de domínio público. 

O título da figura e a sua numeração (que deve ser árabe e sequencial pela ordem que aparece no texto) devem ser colocados por baixo da figura em numeração árabe.

A legenda e a fonte devem aparecer por baixo da figura.

3.1.3 Abreviaturas e Siglas

Use apenas abreviaturas e siglas padrão. Devem ser evitadas no título ou resumo do manuscrito. A abreviatura/sigla deve ser explicitada por extenso na primeira menção, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses, a menos que seja uma unidade de medida padrão.

3.1.4  Orientações para a Página de Título

A página de título deve ser submetida separadamente do artigo.

Consulte o Formulário para a página de título.

3.1.5 Tipo de Artigos

Artigos originais - investigação primária como por exemplo, estudos descritivos, observacionais, experimentais e de investigação histórica (entre outros). Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão.

Orientações Específicas Artigo Original Quantitativo

Orientações Específicas Artigo Original Qualitativo

Artigos de Revisão da literatura: sistemáticas, integrativas, scoping e rapid review. Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método,Resultados, Discussão e Conclusão.

Nota: Não são aceites revisões narrativas /exploratórias da literatura.

A Revista Pensar Enfermagem informa que temporariamente não está disponível para aceitar a submissão de protocolos de revisão.

Orientações Específicas Artigo Revisão

Artigos Teóricos - podem abranger trabalhos de discussão crítica de conteúdo teórico disciplinar existente, metodológico ou ensaios, tais como, reflexões, relatos de experiência e recensões críticas. Os relatos de experiência devem ser relevantes para práxis de enfermagem - divulgação de boas práticas, como projetos de intervenção, estudos de caso, casos clínicos, experiências profissionais/académicas. A recensão crítica é um texto crítico de apreciação de obra escrita, livro ou ensaio, sendo elaborada por perito na área. Devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método (se aplicável), Desenvolvimento e Conclusão. 

Orientações Específicas Artigos Teóricos

As Cartas ao editor serão elaboradas com base na opinião individual e fundamentada, comentando artigos publicados na revista ou temas da atualidade, a título proponente ou a convite, com carta dirigida ao Conselho Editorial. As cartas ao editor têm como objetivo fomentar o debate sobre a temática.

 

A revista possui critérios específicos de análise crítica para  as diferentes categorias de artigos (artigos originais; revisões de literatura; artigos teóricos/ensaios/resenhas críticas/relatos de experiência). Recomenda-se usar as diretrizes específicas da EQUATOR NETWORK para os diferentes tipos de estudos.

O autor deve dar atenção a todos os itens e validá-los na respetiva lista de verificação, a submeter junto com o artigo.

3.2  Estilo de Referenciação

A Revista segue as normas de Vancouver. Na redação em Português, consideram-se as regras do novo acordo ortográfico. 

Os autores devem fornecer referências diretas a fontes originais de pesquisa, sempre que possível e não devem citar artigos de revistas predatórias ou pseudo-revistas (consultar  Beallist). 

Os artigos publicados devem fazer referência aos identificadores únicos (DOI). 

As referências devem ser preparadas de acordo com a norma de Vancouver e devem aparecer no final do texto de seu artigo, listadas numericamente pela ordem em que foram citadas no texto. Recomenda-se a utilização de um software de gestão de referências, como por exemplo Mendeley.

Formatação de número sobrescrito no texto deve ser seguida, conforme exemplo: 

  • Quando se parafraseia o autor:

…tal como o autor refere aos tempos mais difíceis seguem-se outros de maior tranquilidade.1 

  • Quando se cita o autor diretamente:

…como o autor refere “Depois da tempestade vem a bonança”. 1(p23)

  • O nome do autor também pode estar incluído no texto - Benner 1 afirma que... 

Manual de Referências

https://guides.lib.monash.edu/citing-referencing/vancouver

Baseado em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/  

ou PDF https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/pdf/Bookshelf_NBK7256.pdf

Os artigos devem ser referenciados na versão em que são consultados, impresso ou digital, obedecendo a citação específica conforme exemplos.

Exemplos: 

Artigo online

Silva C, Galinha de Sá F, Potra T, Perdigão A. Cross-sectional study of healthcare accessibility in rural regions among patients with acute myocardial infarction. Int Emerg Nurs [Internet]. 2022 Jan; 60:101112. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101112

Artigo online mais de 6 autores

Costa A, Sousa CJ, Seabra PRC, Virgolino A, Santos O, Lopes J, et al. Effectiveness of Social Prescribing Programs in the Primary Health-Care Context: A Systematic Literature Review. Sustainability [Internet] 2021; 13(5):2731. Available from: http://dx.doi.org/10.3390/su13052731 

Livro impresso 

Pereira P. Frutos do Amor: dinâmicas conjugais na parentalidade inaugural (quando dois passam a três). Lisboa: Coisa de Ler; 2009.

Capítulo de livro impresso

Henriques HR, Menoita E, Brás C, Sousa D. Capítulo 22: Prevenção e tratamento de úlceras por pressão. In: Henriques E. O cuidado centrado no cliente - da apreciação à intervenção de enfermagem. Loures: Sabooks Lusodidacta; 2021. p.307-335.

Livro online

Collins SR, Kriss JL, Davis K, Doty MM, Holmgren AL. Squeezed: why rising exposure to health care costs threatens the health and financial well-being of American families [Internet]. New York: Commonwealth Fund; 2006 Sep [cited 2006 Nov 2]. 34 p. Available from: http://www.cmwf.org/usr_doc/Collins_squeezedrisinghltcarecosts_953.pdf 

Capítulo de livro online

Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet]. Version 4.2.6. Chichester (UK): John Wiley & Sons, Ltd.; 2006 [updated 2006 Sep]. Chapter 3, Guide to the contents of a protocol and review; [cited 2006 Nov 17]; p. 37-57. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf

Documentos de Entidades

Portugal. Ministério da Saúde. Informação no 009/2020 - COVID-19: Fase de Mitigação Uso de Máscaras na Comunidade [Internet]. Direção-Geral da Saúde (DGS), editor. 2020 [cited 2022 Apr 22]. Available from: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-einformacoes/informacoes/informacao-n-0092020-de13042020-pdf.aspx

Lei n. ̊ 49/95 de 30 de Agosto, https://dre.pt/application/conteudo/547979

Decreto-Lei n. ̊ 1/2020 de 9 de janeiro, https://dre.pt/application/conteudo/127899795  

Lei n. ̊ 23/2006 de 23 de junho, art. 16, no. 4, https://dre.pt/application/conteudo/359360, alterado pela Lei n. ̊ 57/2019 de 7 de agosto, https://dre.pt/application/conteudo/123770987

Dissertações de teses

Pereira P. O amor na relação terapêutica em enfermagem : experiência vivida do enfermeiro de saúde mental [dissertation on the internet]. Lisboa (Portugal): Universidade de Lisboa; 2015 [cited 2022 Jan 12]. 206 p. Available from:  http://hdl.handle.net/10451/20503

Capítulos de teses

Henriques HR. Experiência do autocuidado e identidade pessoal: um estudo fenomenológico com pessoas idosas que vivem com doença pulmonar obstrutiva crónica [dissertation on the internet]. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde; 2015. Capítulo 2:  Percurso Metodológico; p. 37-58. Available from: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/18573 

Mais exemplos em: https://guides.lib.monash.edu/ld.php?content_id=48260115

3.3  Serviço de tradução e revisão linguística

Os autores devem submeter seus trabalhos com escrita científica. São aceites artigos em português e inglês.

A tradução só é exigida se e quando o artigo for aceite para publicação.

Para garantir a qualidade das traduções, só serão aceites as que forem acompanhadas por certificado  ou comprovativo de tradução emitidos por empresas ou tradutores reconhecidos pela Pensar Enfermagem.

A Revista tem disponível uma lista de tradutores com preços especiais.

O pagamento da tradução/revisão linguística é da responsabilidade dos autores. 

4. Submissão do artigo

A Pensar Enfermagem está alojada na Plataforma OJS/PKP, um sistema de submissão e revisão por pares online para gerir e publicar artigos submetidos online.

IMPORTANTE: Verifique se possui uma conta no sistema antes de tentar criar uma nova. Para mais orientações sobre como submeter o seu manuscrito online, por favor, utilize o seguinte email: revistapensarenfermagem@esel.pt

4.1 - ORCID

O ORCID fornece um identificador digital único que distingue os investigadores de todos os outros, mesmo aqueles que compartilham o mesmo nome. Apoia ligações automatizadas entre investigadores e as suas atividades profissionais, garantindo que o seu trabalho seja reconhecido.

A recolha de IDs ORCID  de autores correspondentes agora faz parte do processo de submissão na Pensar Enfermagem. Se já possui um ID ORCID, será solicitado que o associe durante o processo de envio online. Também recomendamos a todos os coautores que vinculem o seu ID ORCID. O ORCID tornasse parte dos metadados da sua publicação aceite, tornando o trabalho atribuível exclusivamente ao autor/es.

Muitos sistemas solicitam o ORCID para criar um vínculo entre o investigador, as suas instituições de afiliação e resultados. Com a autorização do investigador, o ID  ORCID permite que as organizações atualizem os seus registros sempre que solicitarem, sendo creditado pelo seu trabalho e reduzindo o tempo gasto em futuras atualizações de registos.

Se ainda não possui um ORCID ID, siga este link para criar um e obter todas as informações. https://orcid.org/

4.2 Informação requerida para completar a submissão

Será solicitado detalhes de contacto e afiliações académicas para todos os coautores por meio do sistema de submissão e identificar o autor correspondente. Esses detalhes devem corresponder ao que aparece no seu manuscrito. Nesta fase, certifique-se de que incluiu todas as declarações necessárias.

4.3  Permissões

Certifique-se de ter obtido a permissão necessária dos detentores dos direitos autorais para reproduzir quaisquer ilustrações, tabelas, figuras ou citações extensas publicadas anteriormente.

4.4  Informação sobre custos de publicação

A submissão ou publicação não está sujeita a pagamento. Quando o artigo for aceite para publicação, os autores serão responsáveis pelo pagamento do serviço de tradução/revisão linguística. A revista publica todos os artigos em português e inglês. 

A tradução só é requerido se e quando o artigo for aceite para publicação.

Para garantir a qualidade da tradução, a Pensar Enfermagem só aceita traduções com certificado ou prova de tradução, emitida por entidades ou tradutores reconhecidos pela Pensar Enfermagem.

Todos os artigos publicados na nossa revista são de acesso aberto e disponíveis gratuitamente online, imediatamente após a publicação.

 

 

5. Aceitação e Publicação

5.1 Edição

O Suporte Editorial da Pensar Enfermagem irá mantê-lo informado sobre o progresso do artigo ao longo do processo de produção. As provas finais serão enviadas em PDF ao autor correspondente e deverão ser devolvidas nos dias recomendados. Aos autores é solicitado que verifiquem as provas cuidadosamente, para confirmar que todas as informações do autor, incluindo nomes, afiliações, sequência e detalhes de contacto, estão corretas e que as declarações de Financiamento e Conflito de Interesses, se existirem, estão corretas. Tenha presente que se houver alguma alteração na lista de autores nesta fase, todos os autores deverão preencher e assinar um formulário autorizando a alteração.

5.2 Publicação Online 

A Pensar Enfermagem assume uma publicação em fluxo contínuo (rolling pass), em versão digital, de acesso aberto, podendo editar, extraordinariamente, números especiais a definir pelo Conselho Editorial.

5.3 Disseminação do artigo 

A publicação não é o fim do processo. A Pensar Enfermagem assume, bem como os autores, a divulgação dos artigos.

 

6. Outras Informações

Qualquer correspondência, dúvidas ou solicitações  de informações adicionais sobre o processo de submissão de manuscritos devem ser dirigidas ao secretariado editorial da Pensar Enfermagem da seguinte forma:

Editorial Office Revista Pensar Enfermagem

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Polo Artur Ravara

Av. Dom João II, Lote 4.69.01, 

1990-096 Lisboa, Portugal

Phone: +351 217 913 400

Email: revistapensarenfermagem@esel.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.